Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Doces #10 - As trufas da Donna

Amanhã é dia do pai e este vai ser especial porque é o primeiro do Manel. 

Não é que todos os outros dias não sejam importantes para celebrar a família, mas é engraçado celebrar estas datas sobretudo quando eles são pequeninos. 

O Manel não se há de lembrar deste primeiro dia do pai, contudo achei engraçado fazer uma lembrancinha caseira para oferecer ao Francisco. E também para oferecer ao meu pai!  

Aproveitando o facto de gostarem os dois de chocolate, achei esta era uma excelente ocasião para testar a receita de trufas da Donna Hay. 

Adoro as receitas da Donna, porque são receitas simples com um toque sublime de elegância. As fotografias são qualquer coisa de espectacular, mas isso não me surpreende porque a Donna é rainha na arte de fotografar comida.  

A receita das trufas é muito simples e prova que a simplicidade não é sinónimo de desinteresse, mas sim de engenho culinário. 

Se o chocolate for bom precisa de pouco para ser delicioso e a pureza dos ingredientes não deve ser ofuscada pela sua demasia. 

Para além disso, é uma sobremesa super rápida de fazer e excelente para fazer com crianças. É, por isso, uma óptima receita para o dia do pai, fazer qualquer coisa para oferecer ao homens das vossas vidas e se tiverem filhos ainda os mantêm entretidos durante um pedaço de tempo. Para dar um toque pessoal à receita optei por enrolar algumas trufas em pó de praliné de amêndoas, acho que fica uma delícia! 

Se ainda não têm nada para oferecer aos papás amanhã, esta é uma óptima solução! 

Sugiro que coloquem as trufas numa caixa de papel em ou então numa latinha engraçada, se desejarem podem separá-las em caixinhas de papel frisado. 

Eu utilizei uma lata em forma de coração que tinha comprado na Tiger pela altura do Natal. 

Mas no pinterest encontram ideias super giras de caixas de cartolina para fazer em casa. As minhas preferidas são: esta caixa feita com um prato de papel, esta em forma de ananás e esta a imitar um cone de gelado

Não deixem de experimentar a receita, seja para oferecer ou para adoçar a boca após as refeições! 

Bom dia do pai e sobretudo um bom domingo em família. 

 

IMG_5359.JPG

IMG_5360.JPG 

As trufas da Donna

(receita original aqui - eu fiz meia receita)

 

Ingredientes:

 

- 300 gramas de chocolate para culinária (70% cacau)

- 90 ml de natas gordas

- cacau em pé para polvilhar

 

Para o praliné:

 

- 250 gramas de açúcar

- 50 ml de água

- 75 gramas de amêndoas laminadas

 

Modo de preparo:

 

Para o praliné:

 

Faça o caramelo, leve o açúcar e a água ao lume e deixe o açúcar derreter completamente até formar uma calda, não mexa o caramelo. Deixe a calda ferver e o caramelo ganhar cor, é um processo muito rápido. Deixe o caramelo ganhar uma tonalidade ocre e retire do lume. Derrame o caramelo sobre uma pedra mármore untada com um pouco de óleo ou outra superfície untada. Polvilhe com as amêndoas laminadas e deixe solidificar. Descole a placa de caramelo e parta em pedaços médios/pequenos. Pique os pedaços de caramelo, na 1-2-3 ou num processador, até obter um pó amarelo/ocre. Pode guardar este pó de praliné num frasco hermético e utiliza-lo em vários doces: num leite de creme; numa mousse de chocolate negro; num gelado de baunilha... É divinal, e nesta trufas resulta na perfeição!

 

Para as trufas:

 

1 - Pique finamente o chocolate. Coloque numa taça e reserve.

 

2 - Coloque as natas num tacho pequeno e leve-as ao lume até começarem a ferver. Retire as natas bem quentes do lume e derrame sobre o chocolate, mexa bem até o chocolate estar bem derretido. Se for necessário coloque a tigela sobre um tacho com água, em banho-maria, de forma a ficar com uma mistura homogénea e sem grumos.

 

3 - Unte um pirex com um pouco de óleo e deite nele o chocolate. Alise a superfície e leve ao frigorífico por 2/3 horas ou até o chocolate estar solidificado.

 

4 - Quando o chocolate estiver duro, retire do frigorífico e deixe amolecer um pouco de forma a conseguir moldar pequena bolinhas do tamanho de uma noz. Passe umas pelo cacau em pó e outras pelo praliné. 

 

IMG_5362.JPG

IMG_5361.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

 

2 comentários

Comentar post