Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Doces #1 - Mousse de Chocolate Negro

Uma das minhas sobremesas de eleição é a mousse de chocolate: gosto dela com uma boa consistência e fofa; intensa e suave ao mesmo tempo. Depois de experimentar várias receitas, esta mousse foi o resultado de muitas experiências na cozinha...Fiz mousse com manteiga, com natas, com chocolate de leite, sem açúcar... Enfim, não deve haver nenhuma versão que eu não tenha experimentado.

Até ao dia em que de tanto experimentar acertei na mouche! Esta mousse é perfeita para quem gosta de chocolate e de sobremesas pouco doces. É uma sobremesa super fácil e rápida de fazer, óptima para fazer com crianças; para os pais surpreenderem as mães ou para quando é preciso uma sobremesa rápida. Apesar de só ter três ingredientes é uma perdição, provando que às vezes as coisas mais simples são as mais deliciosas.A meu ver tem a quantidade certa de açúcar, não sendo nem amarga nem excessivamente doce. É o final perfeito para uma refeição a dois ou para um jantar de amigos.

 

IMG_3968.JPG

 

Mousse de chocolate negro

Para 6/8 pessoas (depende da gulodice de cada um)

 

Ingredientes:

- 200 gr de chocolate negro

- 2 colheres de sopa bem cheias de açúcar

- 6 ovos

 

Modo de preparo:

1 - Parta o chocolate em pedaços. Derreta em banho-maria. Separe as gemas das claras.

2 - Junte o açúcar às gemas, bata com uma vara de arames até ficar uma mistura homogénea. Bata as claras em castelo.

3 - Adicione o chocolate derretido à mistura das gemas e do açúcar. Com um salazar, envolva as claras de modo a obter um preparado homogéneo. Leve ao frigorífico e sirva.

 

Notas:

O chocolate que é utilizado nesta receita define o resultado final da mesma. Deve ser utilizado um chocolate com pelo menos 54% de cacau. As marcas que mais gosto de utilizar são ou o chocolate de culinária da marca branca do intermaché (Elódie) ou o da auchan (com 72% de cacau- a embalagem é azul turquesa). É mesmo muito importante utilizarem um chocolate com estes mínimos de percentagem de cacau, porque já me aconteceu utilizar com menos (é o caso do chocolate de culinária da Nestlé) e o resultado é diferente. Apesar de ficar igualmente bom, resulta numa mousse mais doce e menos intensa. No entanto, se gostarem mais da mousse mais doce já sabem que basta utilizar um chocolate com menos percentagem de cacau.

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

4 comentários

Comentar post