Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Coroa de Natal - D.I.Y

De volta aos ofícios natalícios, o projecto desta semana é uma coroa de natal, super fácil de fazer. Se ainda não tem uma coroa na porta ainda vai muito a tempo de fazer a sua! Para além de dar as boas-vindas aos convidados, a coroa de Natal é uma das minhas decorações preferidas, pois faz-me entrar no espírito natalício assim que entro em casa.

Este é um projecto giro para fazer em família, podendo ser personalizada de acordo com os gostos de cada um. Apesar de adorar coroas feitas com ramos de pinheiro e com outras verduras oferecidas pela natureza, essas têm o se não de só aguentarem um natal. Pelo que este ano, deixei as verduras só para os arranjos e optei por fazer uma com um tecido que me transpusesse para esta altura do ano. Depois foi só decorar com uns "ramos" falsos de azevinho e outros pequenos pormenores.

Deixo-vos os locais aonde comprei a maior parte dos materiais, de forma que é relativamente fácil encontrar aquilo que utilizei para fazer a minha coroa. Deixem a vossa imaginação voar e aproveitem uma tarde em família, para todos juntos fazerem esta decoração de Natal. Espero que gostem desta sugestão, super simples, mas não por isso menos encantadora. 

 

DSC00346.JPG

DSC00351.JPG

Coroa de Natal

 

Materiais/Aviamentos

- Coroa de esferovite 25 cm de diâmetro - comprei na Retrosaria Cinco do Dez , mas numa loja de chineses também são capazes de encontrar

- 30 cm de tecido (para um tecido com 1,15 de largo) ou 5 metros de fita decorativa com 4 cm de largo - comprei na Retrosaria Cinco do Dez

- 2 rolos de “azevinho” falso - comprei na Tiger

- Cartolina preta (A4)

- Mola de madeira mini - comprei numa loja de chineses

- Fio de juta – comprei na Tiger

- Giz ou lápis de cor branco

- Super-cola 3

- Cola para tecidos - a minha preferida é a da gutermann (existe em qualquer retrosaria)

- Alicate de pontas redondas (opcional)

- Decorações de natal a gosto – na Tiger existem várias, mas podem aproveitar aquilo que tenham em casa (opcional)

-Materiais de costura básicos: tesoura, alfinetes, linhas, ferro de engomar...

 

Notas:  Para um projecto mais rápido e fácil de realizar, sugiro que utilizem a fita em vez das bandas de tecido, pois as mesmas acabam por requerer um tempo extra de preparação. No entanto, se utilizarem as bandas de tecido têm a vantagem de ter muito mais variedade de escolha no que toca a padrões. Podem personalizar a vossa coroa com aquilo que tiverem em casa, adaptando os materiais – se não encontrarem um dos itens na lista substituam por outro semelhante ou que vos agrade igualmente – de certeza que no final vão ter uma coroa maravilhosa para esta época festiva.  

 

Como fazer:

 

1 – Caso escolha utilizar tecido, deve em primeiro preparar as fitas para enrolar à volta da coroa. Para tal, corte 4 bandas de 1,15 m por 6 cm (aproveite a largura do tecido). Depois de cortadas, faça uma dobra de 1 cm nas ourelas de forma a ficar com bandas de 4 cm de largo, sugiro que utilize o ferro de engomar de forma a facilitar o processo. Pode unir as bandas umas às outras ou ir costurando à medida que vai enrolando (para garantir que fica com a costura na parte traseira da coroa).

 

IMG_1754 (4).JPG

 

2 – Fixe a banda de tecido ou a fita à coroa de esferovite com um alfinete, vá enrolando a fita à coroa, forrando-a com o cuidado de não criar pregas no tecido. Caso tenha escolhido unir as bandas de tecido à medida que forra a coroa, deve ir costurando umas às outras, sendo que pode ir aparando as fitas para que a costura fique na parte traseira da coroa. Quando a coroa estiver totalmente forrada, corte a fita tendo o cuidado de deixar uma margem para dobrar a ponta para dentro. Dobre a ponta da fita e cole-a com a cola de tecidos nas “costas” da coroa.

 

IMG_1756.JPG

IMG_1759.JPG

IMG_1765.JPG

 

3 – Depois de forrada com o tecido, enrole o “azevinho” à coroa. Para tal sugiro que desenrole o “azevinho” falso na totalidade, de forma a ser mais fácil enrola-lo à coroa. Enrole o primeiro “ramo” de azevinho falso à coroa. Antes de enrolar o segundo “ramo” de azevinho, sugiro que lhe retire todas as “bolinhas vermelhas” e que as distribua pelo primeiro ramo, pode fazer esta tarefa com um alicate de pontas redondas ou até mesmo à mão. Depois de redistribuídas as “bolinhas vermelhas”, enrole o segundo “ramo” entre os espaços deixados pelo primeiro.

 IMG_1762.JPG

IMG_1770.JPG

IMG_1775.JPG

 

4 – Para o cordão que vai pendurar a coroa, corte cerca de 50 cm de fio de juta e prenda-o com um nó aos “ramos” na parte traseira da coroa, passando o fio por de baixo de um dos arames de forma a evitar que a coroa balance para a frente.

 

IMG_1773.JPG

IMG_1771.JPG

5 – Utilize um pedaço de cartolina preta para fazer a “ardósia”. Corte um rectângulo de x e escreva com o giz ou lápis branco aquilo que desejar, prenda a mini-mola ao pedaço de cartolina e fixe-a à coroa com umas gotinhas de super-cola 3 (aplique a cola na mini-mola).

 

IMG_1776.JPG

IMG_1777.JPG

 

Pode deixar a coroa tal e qual como está ou adicionar uma decoração de natal que goste, para tal basta encontrar uma peça pequena que goste e cola-la à coroa com a super-cola. Contudo, às vezes menos é mais e não aconselho “encherem” muito a coroa.

 

DSC00341.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.