Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Como transformar uma almofada numa mala? - D.I.Y

Na semana passada, não houve nenhum DIY e tal deve-se é à falta de tempo e ao acumular de um sem fim de tarefas e projectos. A verdade, é que, para manter o ritmo que gostava, precisava de tirar uma semana para pôr a casa em ordem. Com isso em mente, vou tirar uns dias para organizar os projectos que tenho pendentes de forma a conseguir a consistência que desejo. Pode parecer uma obsessão idiota, porque afinal é apenas um blog, mas a verdade é que gosto de um certo "rigor" naquilo que faço e também preciso de tempo para descansar e não acabar a fazer tudo à pressa.

No entanto, não resisti em partilhar este DIY que estava a preparar desde a semana passada.

Podia esperar e só publicar daqui a uns dias e adiantar trabalho, mas este é daqueles projectos que me roubam o meu coração. Porquê perguntam vocês? Porque é super fácil, aproveita e transforma um artigo do nosso dia-a-dia, é rápido de fazer e é uma peça que todas as senhoras gostam de ter. Não, não é um par de sapatos! É uma mala feita a partir de uma capa de almofada.

A ideia surgiu enquanto me andava a passear pela secção de casa da H&M e fiquei tão entusiasmada que fiquei em pulgas para fazer a experiência. Sobretudo, porque ando sempre à procura de projectos de fácil execução para quem está a começar a costurar ou por serem simples e rápidos de fazer. Esta mala é tão simples de fazer que consiste, quase, em apenas duas costuras e pouco mais. O fecho, que costuma ser uma possível dificuldade, fica de fora da equação porque já está aplicado. Neste caso, apliquei alças que fiz com uns retalhos de napa, mas se quiserem facilitar sugiro que comprem alças de cabedal prontas a aplicar (vendem-se em várias retrosarias) ou que utilizem cordão de algodão e ilhóses como sugiro no tutorial. 

Agora é aproveitar alguns dias de descanso em família e organizar a minha lista interminável de projectos. Espero que gostem tanto deste DIY como eu e caso surja alguma dúvida não hesitem em deixa-la na caixa de comentários. 

 

IMG_5643 (1).JPG

IMG_5647 (1).JPG

IMG_5646 (1).JPG

IMG_5645 (1).JPG

Como transformar uma almofada numa mala? - D.I.Y

 

Materiais/Aviamentos:

 

- 1 capa de almofada (50X50) - comprei a minha na H&M, podem aproveitar alguma que tenham em casa ou comprar: fiquei com esta debaixo de olho, mas achei-a um pouco cara.

- 3 molas de pressão de coser

- Retalho de napa ou imitação de pele 

                        OU

- Cordão de algodão grosso e  4 ilhóses

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

 

Notas: Optei por fazer as alças com um resto de napa que tinha de outro projecto. No entanto, podem utilizar cordão de algodão grosso (do género que se usa em sacos de praia) e passa-los por ilhóses. Se o fizerem é ainda mais simples e fácil de fazer, basta aplicar 2 ilhóses em cada lado da mala no local aonde pretendem que as alças fiquem. Depois basta passar o cordão de algodão e dar um nó no cordão pelo lado de dentro da mala. Deixo-vos o exemplo desta mala para que percebam o que quero dizer.

 

roxy.jpg

 

Como fazer:

 

1 - Comece por abrir a capa da almofada e vira-la do avesso.

 

DSC02444.JPG

 

Com um lápis ou caneta hidrossolúvel, desenhe um quadrado de 10X10 cm num dos cantos inferiores da capa em ambos os lados da capa.

DSC02491.jpg

DSC02492.JPG

Abra o canto da capa e faça coincidir as marcações dos quadrados que desenhou. Acerte a linha que resulta da união dos dois quadrados e alinhe bem as costuras existentes da capa. Fixe com alfinetes e realize uma costura pela linha previamente desenhada. Deixe uma margem de um centímetro e corte o canto, chuleie a costura ou debrue com viés.

DSC02446.JPG

DSC02495.JPG

DSC02496.JPG

DSC02847.JPG

Faça o mesmo ao outro canto da almofada.

 

2 - Vire a capa da almofada para o direito e realize uma costura de pesponte que vá de canto a canto, de forma a criar uma base rectangular mais sólida para a mala. 

DSC02502 (1).JPG

DSC02499 (2).JPG

 

3 - Costure três molas de pressão face a face, na base da mala, de forma a poder diminuir ou aumentar o seu tamanho consoante aquilo que precisa de carregar.

 

DSC02846.JPG

DSC02848.JPG

 

Para as alças da mala: 

 

1 - Corte duas tiras em napa ou imitação de pele com as seguintes medidas : 58 cm X8 cm.

Dobre uma das tiras ao meio, no sentido do comprimento, e realize um pesponte de cima a baixo. Faça uma dobra de um centímetro no lado oposto ao da dobra, de modo a ficar com as ourelas da tira viradas para dentro. Pesponte por esta dobra, unindo ambos os lados da tira. Sugiro que vá dobrando ambos os lados da tira para dentro à medida que vai pespontando. 

DSC02724.JPG

DSC02726.JPG

DSC02503.JPG

DSC02731.JPG

 

2 - Fixe as alças à mala de forma centrada pela dobra que esconde o fecho. Eu guiei-me pelo padrão das almofadas, mas como referência podem deixar, a partir de cada canto superior, uma margem de 14  centímetros.

DSC02733.JPG

DSC02735.JPG

 

IMG_5642 (1).JPG

IMG_5648 (1).JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

 

5 comentários

Comentar post