Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Como personalizar um chapéu de palha - DIY

O sol está a raiar e os dias pedem praia ou jardim.  

Não sendo ainda época de férias, o bom tempo faz aproveitar os momentos de tempo livre no exterior. A pensar nisso e na época balnear que se avizinha, decidi mostrar-vos como personalizar um chapéu. 

Os chapéus não só protegem do sol como também são óptimos para compor qualquer look de praia.  

Pessoalmente, adoro usar chapéu e andava a precisar de um novo para me proteger nos dias quentes. Não queria gastar muito dinheiro, sobretudo porque entre praia e piscina os chapéus de palha acabam sempre por se danificar um pouco.  

Fiquei super contente quando, numa ida ao IKEA, encontrei este chapéu de palha a um preço muito convidativo (3 € mais ou menos). Achei que era uma excelente opção, sobretudo se lhe desse um toque pessoal! 

Andei às voltas a pensar como havia de o personalizar: se lhe colocava pompons, se bordava qualquer coisa, se o pintava, se guarnecia com uma fita... Até que, de tanto "mexe, mexe" decidi colocar uma fita básica e fazer uma ligeira mudança da parte frontal da aba. Afinal é importante andarmos protegidas, mas com abas muito grandes torna-se complicado apanhar sol no rosto.  

Encontrei desta forma a solução perfeita, entre o clássico laço e a aba de chapéu perfeita, que me permite andar protegida mas com a face à mostra.  

O DIY em si é muito fácil e rápido de realizar, sobretudo se usarem uma fita de compra. Num instante e por pouco dinheiro ficam com um chapéu novo para o verão! 

Espero que gostem desta sugestão, perfeita para a praia ou para a piscina! 

 

IIHW7280.jpg

CCBL1374.jpg

FBQF0028.jpg

KEJR1152.jpg

TJWQ2834.jpg

TRHU4333.jpg 

Como personalizar um chapéu de palha - DIY 

  

Materiais/aviamentos: 

 

- Chapéu de palha (comprei o meu no ikea) 

- 1,50 de fita decorativa larga (gorgurão, fita de seda, fita de nastro ou outro)  OU retalho de tecido para costurar a fita 

- Alfinetes 

-Agulha de coser 

-Linha invisível transparente  (usei da marca coats)

 

Como fazer: 

 
Caso decida fazer a sua própria fita, siga os passos a baixo. Se preferir uma fita de compra ignore este parte do tutorial.

 

Para costurar a sua fita: 

 

1) Corte um rectângulo com as seguintes dimensões:1,50 cm X 13 cm (os valores de costura estão incluídos: 1,5 cm). 

 

2)Dobre o rectângulo ao meio (no sentido do comprimento) e passe a ferro.

  

LNKH4982.jpg

 

3)Com uma caneta hidrossolúvel desenhe em cada ponta do rectângulo uma linha a 45 graus. Tenha em conta que as linhas devem ser simétricas uma à outra, para que as pontas fiquem iguais. 

 

NYGM8789.jpg

GZOF6625.jpg

 

4)Para costurar a fita, comece a costura por uma das pontas, guiando-se pela linha previamente traçada. Prossiga com a costura pelo comprimento do rectângulo, respeitando a margem de costura de 1,5 cm. Não se esqueça de deixar uma abertura a meio de forma a virar o trabalho para o direito. Acabe a costura na ponta oposta à que começou. Abra as costuras com o ferro e apare o excesso de tecido. Volte a fita para o direito pela abertura deixada. 

 

NFBI6949.jpg

GPYR3981.jpg

NARB0649.jpg

YDER6154.jpg 

 

5)Passe a fita a ferro e feche a abertura deixada com um ponto à mão invisível.

 

 FDMM6868.jpg

 

Para personalizar o chapéu:

 

1) Envolva a fita à volta da copa do chapéu. Centre a fita de modo a que as pontas fiquem do mesmo tamanho e fixe com alfinetes. Esta será a parte de trás do chapéu. 

 

UBHP3828.jpg

 

2) Vire o chapéu para a frente e marque com um alfinete o centro do chapéu e da fita, não é necessário uma grande precisão. Cosa a fita com linha invisível, guiando-se pela marcação previamente realizada.

 

DXEG1460.jpg

AVVH7980.jpg 

 

3)Tomando de novo as costas do chapéu, cosa as pontas da fita uma à outra com linha invisível, pela marcação feita no passo 1. 

 

LGBK2213.jpg

IDQW8773.jpg

 

4) Faça um laço com as pontas da fita e ,caso deseje, dê um ponto no interior das laçadas de forma a fixar bem o laço.

 

RXQV1059.jpg

BFSH0836.jpg

 

5) Para modificar a frente do chapéu, faça uma dobra de 10 cm na aba frontal do chapéu.Fixe a dobra com alfinetes e experimente o chapéu antes de coser a dobra. Quando estiver do seu agrado, cosa com a linha de costura invisível pela beira da aba que dobrou.

 

DMQR4859.jpg

OEMW6751.jpg

 

O chapéu está pronto a utilizar!

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

 

2 comentários

Comentar post