Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Como fazer um porta panos da loiça? - D.I.Y

 

Abro a semana, aqui no blog, da melhor forma : com um D.I.Y fresquinho! 

O projecto que vos trago hoje é um porta-panos da loiça, perfeito para pendurar os atoalhados de cozinha! Aproveitei o facto de precisar de um porta-panos da loiça para a casa do Coimbrão e fiz dois exemplares, um para colocar lá e a outro para oferecer à Sandra, que fazia anos. Como não podia deixar de ser, tinha que partilhar o tutorial com vocês. 

Este porta-panos da loiça é feito a partir de uma colher de pau, dando assim outra funcionalidade a este utensílio de cozinha! Podem comprar uma colher de pau para o efeito ou aproveitar uma que não utilizem para cozinhar. O projecto em si é muito simples de realizar, apenas exige algum engenho para colocar as ferragens que transformam uma simples colher de pau num porta-panos da loiça! Este engenho foi-me transmitido pelo meu habilidoso pai, fazendo deste tutorial um projecto a duas mãos! 

No que toca à parte decorativa da colher, decidi utilizar algumas tintas e linhas como elemento de destaque. No entanto, podem personalizar as vossas peças da forma que mais gostarem!  

Ainda não pendurei a minha colher, visto não ser cá para casa, mas basta pregar umas escápulas no local aonde se deseja colocar o porta-panos!  

Partilho, agora, todos os detalhes e truques que utilizámos para realizar este maravilhoso porta-panos! Espero que gostem e caso surja alguma dúvida não hesitem em deixá-las na caixa de comentários.

 

 

NYON7042.jpg

OWYP2404 (1).jpg

NIZN2343 (1).jpgDNXU1613.jpg

TZJG3009.jpg

FLDE0065 (1).jpg

Porta-Panos da Loiça - D.I.Y 

 

Materiais/Aviamentos:

 

- 1 colher de pau grande (comprei estas na Tiger)

-  2 pitons pequenos de aparafusar (16 mm X 6 mm)

- 3 Escápulas de aparafusar (20 mm)

- 2 Escápulas de pregar (2,5X 25 mm)

- Sovela de espessura fina

- Sovela de espessura média

-Alicate de pontas fechadas

- Lixa ou X-acto

-Lápis castanho ou outro fácil de apagar

- Tintas acrílicas à escolha

- Linhas à escolha

 

MYVW3515.jpg

 

Notas: Sugiro que escolham uma colher de pau com um cabo largo e alguma espessura. As medidas que menciono são para uma colher de pau que encontrei na loja Tiger, mas podem adaptar às que encontrarem para fazer o projecto. 

 

Como fazer:

 

1 - Fazer as marcações para o furos:

 

Comece por fazer as marcações para os furos com um lápis de cor castanha, fácil de apagar. Realize as seguintes marcações:

 

No topo da colher de pau:  

Faça a primeira marcação a 2 cm do inicio do cabo da colher de pau

Faça a segunda marcação a 18 cm da primeira marcação ou a 1 cm antes do inicio da parte côncava da colher

 

DWYF6646.jpg

PEJP8938.jpg

 

Na frente da colher de pau:

 

Faça a primeira marcação no centro da frente do cabo da colher de pau

Faça as outras duas marcações a 5 cm da primeira marcação que fez, uma de cada lado.

 

JGJN9610.jpg

RNOA5566.jpg

 

2 - Fazer o furos:

 

Nos locais aonde realizou as marcações faça com a ajuda das sovelas pequenos furos.

Para tal, comece por fazer um furo com a sovela mais fina, fazendo alguma pressão para baixo de forma a "romper" a madeira. Depois de sentir que já furou a madeira, rode a sovela no sentido do ponteiro dos relógios de forma a criar um pequeno furo. Para tornar o furo ligeiramente maior, retire a sovela fina e alargue o furo com a ajuda da sovela mais grossa. 

TFTJ3796.jpg

NNBA7829.jpg

VOTB2567.jpg

 

Realize o mesmo processo nas restantes marcações.

Lixe ou apare com o x-acto o excesso de madeira resultante dos furos realizados.

 

RUAD9947.jpg

 

3- Colocar os pitons

 

Enrosque os pitons nos dois furos realizados no topo da colher de pau.

Comece por enroscar um dos pitons, num dos furos, à mão e até sentir alguma resistência. Quando já não conseguir apertar mais o piton à mão, recorra à ajuda de uma da sovelas. Para tal, enfie a sovela na argola do piton e vá dando "meias-voltas" com a sovela, garantindo que o camarão fica direitinho. Enrosque o camarão até ao limite das pequenas ranhuras do mesmo.

 

OXFB1681.jpg

NUWP3366.jpg

LMGE3587.jpg

NPYF9492.jpg

 

Repita o mesmo processo com o outro piton. Para efeitos de acabamento, tenha em atenção que ambos os pitons devem ficar "virados" para o mesmo lado.

 

ULED3760.jpg

 

4 - Colocar as escápulas

 

Enrosque as escápulas nos três furos realizados na frente da colher de pau.

Comece por enroscar uma das escápulas, num dos furos, à mão e até sentir alguma resistência. Quando já não conseguir apertar mais a escápula à mão, recorra à ajuda de um alicate de pontas fechadas. Para tal, segure a escápula na base do mesmo e vá rodando a colher de pau, em  movimentos contínuos paralelos ao alicate até ter enroscado a escápula até ao final das ranhuras. Certifique-se que a escápula está direita.

 

CNTG7741.jpg

CMQQ4416.jpg

 

Repita o mesmo processo com as outras duas escápulas.

 

TBHJ1502.jpg

 

5 - Decore a colher de pau

 

Pinte a colher de pau consoante o seu gosto. Para evitar pintar as ferragens, tape-as com um pouco de fita de papel. Se desejar realizar riscas ou pintar apenas uma parte da colher como eu fiz, utilize a fita de papel para isolar a tinta. Lembre-se que deve deixar a tinta secar antes de descolar a tinta de papel. Pode pintar a colher toda ou apenas uma parte, fazer pintinhas ou bolas, desenhos e outros motivos que goste... A imaginação é o limite!

 

DUAF0468.jpg

 

Para além da pintura, decidi decorar a minha colher de pau com algumas linhas de algodão, umas borlas e um pompom.

Para enrolar a linha, basta atar a linha ao local da colher que se quer adornar e ir enrolando a linha à mesma. Tenha em conta que os nós devem ser deixados na parte de trás da colher. 

KPUV8399.jpg

JPTL6137.jpg

YBFI7997.jpg

 

Para fazer as borlas segui este método, sendo que fiz uma com duas cores e outra apenas com uma.Depois, atei-as à colher, fazendo passar uma linha pelo seu topo e dando-lhe um nó pelo buraco do cabo da colher.

Fiz o pompom seguindo esta técnica, que utiliza um garfo, e depois atei-o á colher com um pequeno nó utilizando as pontas do fio.

 

WPQL2949.jpg

EOBM4642.jpg

ACGK6852.jpg

 

6 - Pendurar

 

Escolha o local aonde quer pendurar o seu porta panos da loiça e faça duas marcações com a distância dos pitons do topo da colher de pau. Nessas marcações, pregue duas escápulas (das de pregar) e assente sobre elas a colher de pau. O seu porta panos da loiça está pronto a utilizar!

 

EEAK5225.jpg

CGLE9609.jpg

EBWT3398.jpg 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.