alfacinha

alfacinha

Como costurar uma colcha para bebé? - D.I.Y

O DIY que vos trago hoje tem como inspiração um caso de amor à primeira vista. 

Como em muitos projectos que faço, a ideia surgiu quando vi este tecido acolchoado, maravilhoso, sem sequer ter ido à procura dele. 

Não resisti e tive que o trazer para casa – quem gosta de costurar e de tecidos sabe que há sempre espaço no coração para mais um metro ou outro - além do mais já tinha pensado em fazer uma colcha para o berço do Manel, por isso foi juntar o útil ao agradável e com uma simples fita de viés tinha o trabalho pronto em menos de nada. 

Este tecido é perfeito porque é dupla-face, sendo apenas necessário cortar à medida e debruar, o que facilita imenso o trabalho e reduz o tempo de confecção para metade. 

É um projecto muito simples e essencialmente só precisam de saber aplicar uma fita de viés. 

No entanto, se desejaram podem acolchoar um tecido da vossa preferência e depois é só debruar para finalizar. 

Caso o queiram fazer, sugiro que vejam este vídeo do canal de youtube Made to Sew, no qual é explicado em detalhe como se acolchoa tecido. 

De qualquer das formas é um projecto muito divertido de fazer, mais rápido e fácil se o tecido já estiver acolchoado. Contudo, se o decidirem fazer vocês têm a enorme vantagem de ficar com uma peça super exclusiva e especial.

Acolchoar tecido é uma técnica que depois de dominada permite fazer um sem número de projectos, sendo muito mais simples de fazer do que parece e uma excelente forma de praticar os pespontes. 

O tecido que escolhi é da Nomalism, mas há semelhantes em várias lojas de tecidos e há uns dias vi um cinzento lindo na At Home

Neste caso, o projecto é uma colcha para bebé e o tamanho é para um berço ou cama de grades. No entanto, podem adaptar as medidas e fazer uma colcha do tamanho que desejarem.

Sem mais demoras passo ao tutorial, muito rápido e no fundo uma explicação básica de uma das mil maneiras de aplicar viés!

IMG_5337.JPG

IMG_5336.JPG 

Como costurar uma colcha para bebé - D.I.Y

Para uma colcha de 1,20mX 1m

Materiais/Aviamentos

- 1 metro (1,40 m de largo de tecido acolchoado de dupla-face)

- 5 metros de fita de viés da cor que desejarem (podem combinar com o tecido o utilizar uma cor de contraste)

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar... 

Plano de corte:

Tecido Acolchoado:

Cortar:

Um rectângulo com as seguintes dimensões: 1 M X 1, 2 M

Notas: Caso escolham acolchoar o vosso próprio tecido a lista de materiais necessários difere um pouco. Sendo que devem comprar o dobro do tecido simples (2 metros de tecido para um tecido que tenha pelo menos 1,20 M de largo) e manta acrícilica ou beitão de algodão. O tecido simples é depois cortado em dois rectângulos com as dimensões referidas no plano de corte e a manta acrílica é geralmente cortada com uma margem extra (1,20 M X 1,40 M). Devem acolchoar o tecido seguindo a técnica menos comum, ou seja, devem colocar a manta acrílica no meio de duas camadas de tecido de forma a obter um tecido acolchoado de dupla face. 

Como fazer:

Caso precise de acolchoar o tecido, essa deverá ser a primeira tarefa a realizar. Depois de o fazer, certifique-se que rematou todas as linhas e corte o excesso de manta acrílica.

1 - Comece por cortar o rectângulo de tecido acolchoado de acordo com o plano de corte.Arredonde os cantos do rectângulo, para tal auxilie-se de um prato ou de outra superfície redonda e desenhe os cantos antes de os cortar. A colcha está cortada e pronta a debruar, caso não a vá debruar de seguida sugiro que chuleie todo o seu contorno para que o acolchoado não se desfie.

DSC01039.JPG

DSC01041.JPG

DSC01331.JPG

2 - Debrue todo o contorno da colcha com a fita de viés. Comece por abrir a fita e coloque-a no meio de um dos lados da colcha de forma à união das pontas da fita ficar centrada. Se desejar fixe a fita com alfinetes ou alinhave a todo o contorno da colcha. Cosa a fita à colcha, guiando-se pelo primeiro vinco da fita e deixando uma margem de 1,5 cm sem coser no início da costura (no local aonde começou por fixar a fita). Quando chegar ao início da fita, costure a ponta inicial da fita ao final da mesma e corte o excedente.

DSC01989.JPG

DSC01991.JPG

DSC01992.JPG

DSC01993.JPG

DSC01995 (1).jpg

DSC01996.JPG

Quando a fita estiver cosida à colcha, apare o excesso em redor da costura que realizou de forma a conseguir virar o viés ,com facilidade, para o outro lado. À medida que vai virando o viés para o outro lado da colcha vá passando com o ferro, a fita deve ficar bem vincada e esconder os pontos da costura anterior. 

DSC01997.JPG

DSC01999.JPG

DSC02001.JPG

DSC02003.JPG

Para finalizar a costura da fita de viés é necessário coser a fita ao outro lado da colcha. Este processo costuma ser fase mais delicada do processo porque é necessário "apanhar" ambos os lados da fita. Para garantir o sucesso deste passo, sugiro que alinhave em primeiro todo o contorno de forma a que a fita não "fuja" enquanto a cose. Quando se debrua com fita de viés é costume ficar-se com um lado geralmente mais pequeno que o outro, ou seja, há um lado da peça no qual a fita é mais estreita. Regra geral escolho pespontar à máquina por esse lado, de forma a certificar-me que os pontos ficam "dentro da fita" em ambos os lados. 

DSC02004.JPG

DSC02007.JPG

DSC02014.JPG

IMG_5335.JPG

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.