Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Seg | 22.05.17

Como costurar um vestido para bebé? - D.I.Y

mariana

A roupa para bebé é uma perdição e ter uma linha de roupa para bebé e criança é um projecto que revisito com frequência.

No entanto, descobri através do blog, o gosto de ensinar a costurar e, por isso, ando a pensar em organizar workshops de costura para bebé. Enquanto ainda não tenho tudo alinhavado, vou partilhando por aqui, como de costume, tutoriais e moldes de peças para bebé. Não só porque as peças de bebé são de fazer suspirar um coração gelado, mas porque são rápidas de fazer e muitas vezes despertam o interesse pela costura. Falo por mim, que ainda sem bebés à vista me apaixonei por costurar roupa para os mais pequenos, paixão essa que acho ser para a vida!

Para não aborrecer quem não acha particular piada, vou intercalando com outros projectos que me aquecem a alma, mas para quem gosta fica a promessa de mais projectos de costura para os pequeninos!

Já tinha saudades de costurar para menina e apesar de não ter nenhum bebé em vista, achei que era boa ideia dedicar um projecto ao outro género, porque afinal passo a vida a costurar para menino.

Sendo que já vos trouxe um cueiro básico, hoje decidi vos ensinar a fazer outro tipo de vestido comprido para bebé.Trata-se de um vestido com um peitilho ondulado, perfeito para usar por cima de uma camisa de cambraia ou nos dias de muito calor só a tapar a fralda. O vestido em si é muito simples e rápido de executar, sendo que a parte mais complexa é a de costurar as "ondinhas" do peitilho. No entanto, fiquem desde já descansados porque ensino-vos um truque para o fazer.

O molde que disponibilizo é para a chamada "primeira idade", um 0/3 meses, mas pode ser facilmente adaptado para tamanhos maiores. Fica desde já a sugestão e se desejarem que o adapte para outras idades, talvez como vestido mais curto ou até como fofo, sintam-se à vontade para fazer esse pedido.

Deixo-vos então com o tutorial deste vestido, super fresquinho e fácil de fazer, perfeito para os dias de verão das vossas pequeninas! 

 

GOQO4279.jpg

KKCT8815.jpg

SCYP9731.jpg

ARBV3798.jpg

RSXK1360 (1).jpg

OXEF2309 (1).jpg

Vestido com peitilho ondulado - D.I.Y

Para 0/3 meses

 

Materiais/Aviamentos:

 

- Retalho em piqué branco 

- Tecido de algodão

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura...

Molde peitilho ondulado.pdf

 

 

Notas: O molde que disponibilizo são um tamanho 0/3 meses.

Para obterem o molde do peitilho ondulado, basta seleccionar o molde, clicando na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Os valores de costura estão incluídos neste tutorial e molde, aparecendo sempre indicados nas explicações.

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

 

Como fazer:

 

Plano de corte:

Tecido para o peitilho:

Cortar com o tecido dobrado:

 Um rectângulo com as seguintes dimensões:

50 cm X 12 cm

 

Tecido para a saia e para as alças:

Saia

Cortar com o tecido singelo:

103 cm X 47,5 cm

Alças

Cortar com o tecido dobrado:

23,5 cm X 8 cm

 Valores de costura incluídos

 

Como fazer:

 

1 - O peitilho

 

a) Imprima e recorte o molde do peitilho ondulado.

Se desejar transfira o molde para um pedaço de cartolina, de forma a ser mais fácil desenhar o seu contorno no tecido.

Dobre um dos rectângulos que cortou para o peitilho ao meio (no sentido do comprimento) e com o tecido do avesso. Deixe uma margem de 1,5 cm a partir do fundo do tecido e fazendo coincidir a parte recta do molde a esta margem desenhe o contorno do peitilho com uma caneta hidrossolúvel. Deve, da mesma forma, fazer coincidir o meio do molde à dobra do tecido.

 

TFBL3196.jpg

ONSR1745.jpg

 

Desdobre o rectângulo e desenhe de forma simétrica a outra metade do peitilho, nunca se esquecendo da margem inferior de 1,5 cm.

 

GVBT1639 (1).jpg

 

Sobreponha o rectângulo aonde desenhou o molde ao outro rectângulo que cortou para o peitilho, unindo ambos pelo direito do tecido. Dobre a margem de 1,5 cm que deixou e fixe com dois alfinetes. Da mesma forma, fixe os dois rectângulos com alguns alfinetes.

 

TFAG0881.jpg

CVOE7336.jpg

 

Guie-se pelo contorno que desenhou e cosa o peitilho, costurando os dois rectângulos um ao outro. Se necessário reduza a velocidade da máquina e costure mais devagar, dando especial atenção aos "centros" das ondas. O truque para que as ondas fiquem perfeitas é enfiar a agulha até ao fim no centro da mesma, levantando depois a agulha de forma a continuar a a costura da onda a seguir. 

 

WNYO5391.jpg

QIQP8157.jpg

 

Quando tiver costurado as ondas do peitilho corte o excesso de tecido à volta das mesmas, deixando uma margem de 0,5cm. Realize um pequeno corte no "centro" das ondas e abra as costuras com os dedos.

 

YKIW7403.jpg

 

Volte o peitilho para o direito e passe com o ferro, virando totalmente a margem inferior de 1,5 cm para o interior do peitilho.

O peitilho está feito, reserve.

 

2 - A saia do vestido

 

Comece por fazer as bainhas laterais da saia. Realize uma dobra de 0,5 cm e passe com o ferro. Faça uma segunda dobra igual e torne a passar com o ferro. Repita o processo para a outra lateral e costure ambas as bainhas à máquina.

 

BZZZ6976.jpg

FHIK3357.jpg

DRCI7264.jpg

 

O topo da saia é maior do que o peitilho, logo o mesmo tem que ser embebido de forma a ficar mais pequeno. Para tal, franza o topo do tecido. De forma a facilitar o trabalho aconselho que divida o trabalho em dois, isto é, deve franzir em primeiro uma metade do topo da saia e depois a outra metade. No final do processo, o topo da saia deve ficar com o mesmo tamanho da base do peitilho e as "pregas" do franzido equilibradas. Se não sabe franzir tecido, sugiro que veja este vídeo explicativo.

 

SORD2483.jpg

VOPQ2159.jpg

 

Para a bainha inferior da saia, comece por realizar uma dobra de 1 cm no baixo da saia e passe com o ferro. Faça depois uma dobra de 5 cm e torne a passar a ferro. Pesponte a bainha à máquina ou faça um ponto à mão invisível.

 

SGLE3125.jpg

NQVM8191.jpg

 

A saia está pronta, coloque de lado até ser altura de compor o vestido.

 

3- As alças do vestido

 

Dobre os rectângulos que cortou para as alças ao meio e passe com o ferro, sendo que o direito ficar voltado para dentro. Faça uma costura em L, cosendo as laterais e um dos topos do rectângulo. Abra as costuras com o ferro e corte o excesso de tecido com uma tesoura em Zig-Zag. Volte as alças para o direito e passe com a ferro. 

 

XXGK0348.jpg

PRNU8230.jpg

AIPI3800.jpg

 

As alças estão pronta, reserve até ser altura de compor o vestido.

 

4- Montar o vestido

 

Para montar o vestido, comece por fixar as alças à saia. Prenda as alças à saia com um ponto de alinhavo, fixando apenas a ponta da alça que não foi cosida, a 5 cm das laterais da saia. A outra ponta da alça deve permanecer solta, sendo costurada apenas no final. 

 

WVWH9151.jpg

 

Para costurar o peitilho à saia, faça coincidir a base do peitilho sem dobra ao do topo da saia, ao qual fixou as alças. Tenha em conta que o peitilho deve ter a dobra que realizou voltada para cima e que a saia deve estar do lado avesso.Fixe com alfinetes e costure à máquina, guiando-se pela dobra do peitilho, cosendo o peitilho e as alças à saia.

 

WAGF9286.jpg

URZD6724.jpg

OVFT7163.jpg

 

Depois de ter costurado este lado do peitilho à saia, coloque o excesso desta costura para dentro do peitilho e passe a ferro, de forma a esconder a costura. Fixe com alfinetes e pesponte pelo direito à máquina, finalizando desta forma a costura do peitilho à saia. Tenha em conta que deve colocar as alças para cima de forma a não as costurar.

 

XROV2660.jpg

TVJR2800.jpg

NPSP3336.jpg

XOVV3284.jpg

 

Realize uma casa no lado esquerdo do peitilho e cosa um botão no lado oposto.

 

UPTD8381.jpg

 

Cosa, com um ponto invisível à mão, a ponta da alça que falta a uma distância de 10 cm da outra. Repita o processo para a segunda alça. Se desejar pode coser, da mesma forma, a alça com um ponto recto à máquina. Desta forma se for necessário ajustar a alça ao bebé basta descoser a costura e ajustar o comprimento à medida desejada.

 

MHJJ7219.jpg

LSFU3181.jpg

 

Dobre o peitilho ao meio e passe com o ferro. 

O vestido está pronto a oferecer, a utilizar ou a esperar pelo bebé que o vai habitar!

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

6 comentários

Comentar post