alfacinha

alfacinha

Como costurar um nécessaire? - D.I.Y

Não dou especial importância ao dia dos namorados. Estados civis à parte, acho que a data é mais um apelo ao consumismo do que outra coisa. No entanto, tudo me parece uma boa desculpa para um DIY e por isso aproveitei a ocasião e fiz um nécessaire para oferecer ao Francisco. Para além disso, andei a ver o registo de DIY'S do blog e pareceu-me que haver falta de artigos para homem. Para colmatar essa lacuna, escolhi fazer um nécessaire aonde eles podem guardar os produtos de higiene quando vão em viagem ou até mesmo em casa.

Para criar uma peça especial, decidi utilizar uma boa imitação de pele e forra-lo com um tecido xadrez verde escuro em algodão. Adorei a combinação de materiais e acho que o Francisco também ficou satisfeito com o resultado. Podem utilizar outros tecidos que gostem e até mesmo adaptar o modelo a senhoras (acho que o tamanho é bom para guardar maquilhagem por exemplo). 

Este modelo de nécessaire é muito fácil e rápido de fazer, perfeito tanto para iniciantes como para costureiras já mais aventuradas. Em termos de tamanho é um nécessaire médio e para homem dá perfeitamente para os produtos do dia-a-dia. Este modelo é facilmente adaptável a outros tamanhos, sendo que basta aumentar ou diminuir as medidas do rectângulo inicial para conseguir um tamanho final maior ou menor. 

Aproveitem este final de semana chuvoso e frio para costurar uma peça única para a vossa cara metade. Ou então guardem o projecto para outra altura do ano, porque o dia dos namorados é como o Natal: é quando nós quisermos! Se tiverem alguma dúvida não hesitem em colocar as vossas questões na caixa de comentários. Um bom final de sábado, com ou sem costuras, com ou sem namorados!

RQAV6285.jpg

QCHM5605.jpg

MFBT3418.jpg

UWQD6726.jpg

IVYQ1790.jpg

Como costurar um nécessaire? - D.I.Y

Materiais/Aviamentos:

-Tecido para o exterior (uma napa de qualidade, pele ou outro da sua preferência) 

-Tecido para o forro (podem utilizar um tecido em algodão ou um tecido impermeável) 

-Fecho éclair com 35 cm de comprimento e cursores (sugiro que comprem a metro) 

-Agulha para pele 

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar... 

Plano de Corte:

Corpo do Nécessaire

Tecido Exterior e Tecido interior 

Cortar com o tecido singelo:

Um rectângulo com as seguintes dimensões: 

31 cm X 53 cm  

(valores de costura incluídos) 

Presilhas laterais

Tecido Exterior

Cortar com o tecido singelo:

Um rectângulo com as seguintes dimensões: 

5 cm X 11 cm  

(valores de costura incluídos)

Notas: Para o tecido exterior escolhi utilizar uma napa que imita a pele na perfeição, pois achei que não valia a pena utilizar pele verdadeira. Apesar de ter cosido a maior parte do nécessaire com uma agulha para máquina normal, julgo ser melhor utilizar uma para pele ( nº80/90). Sugiro que comprem o fecho a metro, porque para além de sair mais em conta permite que arranjem um fecho adequado ao tamanho que querem. O fecho deve ser sempre ligeiramente maior do que o trabalho aonde o vão aplicar, porque é mais fácil aplica-lo se sobrar um pouco de fecho de forma a colocar o cursor fora da costura. Podem utilizar um ou dois cursores, mas eu gosto muito de utilizar dois porque facilita a abertura. As medidas mencionadas já contém valores de costura incluídos, sendo os mesmos 1,5 cm.

Como fazer:

As presilhas laterais:

Dobre o rectângulo ao meio no sentido do comprimento fazendo uma pequena dobra (0,5 cm) nas laterais. Cosa a lateral pelo direito, "apanhando" na costura as duas dobras que fez. Pesponte a lateral aonde fez a dobra.

DSC00680.JPG

DSC00681.JPG

DSC00682.JPG

DSC00683.JPG

O exterior do nécessaire:

1 - Corte os tecidos de acordo com o plano de corte. Comece por costurar o fecho a um dos lados menores do rectângulo em tecido exterior, para tal coloque o tecido com o direito para cima e os dentes do fecho voltados para baixo. Depois de ter costurado este lado à máquina, dobre o rectângulo de forma ao outro lado ficar sobreposto à outra parte do fecho, costure-os. Abra o fecho, coloque o cursores "fora do caminho" e faça um pesponte à máquina a alguns milímetros do centro do fecho. Coloque os cursores "para dentro" e corte o excesso de fecho à medida do rectângulo.

DSC00436.JPG

DSC00441.JPG

DSC00444.JPG

DSC00447.JPG

2- Cosa as presilhas ao corpo do nécessaire. Dobre-as a meio e posicione cada uma nas pontas do fecho, costure a 0,5 cm das laterais.

presilha.jpg

3 - Vire o trabalho do avesso e mantenha o fecho aberto, as presilhas devem ficar viradas para dentro. Centre o fecho e fixe as laterais do rectângulo com alfinetes, cosa esta laterais à máquina e mantenha o fecho aberto. 

DSC00448.JPG

DSC00450.JPG

4 - Para dar forma ao rectângulo e transforma-lo num nécessaire, devem-se coser o cantos como que criando uma caixa. Para tal, pegue num dos cantos do rectângulo, de forma a ficar com um triângulo. Marque 5 cm a partir do princípio da costura lateral e trace uma linha paralela à costura, a passar por esta marca, que meça 10 cm. Realize uma costura à máquina sobre a linha que desenhou. Repita o mesmo processo com os outros três cantos do rectângulo. Corte o excesso de tecido dos cantos e volte o nécessaire para o direito. 

DSC00462.JPG

DSC00452.JPG

DSC00454 (1).JPG

DSC00458.JPG

DSC00460.JPG

DSC00686.JPG

DSC00464 (1).JPG

O forro do nécessaire

1 - Relize uma dobra de 1,5 cm (valor de costura) nas laterais mais curtas do rectângulo em tecido do forro e assente-as com o ferro de engomar. A dobra deve ser feita para o lado que irá ser o verso do forro, ou seja, o verso do tecido.

2 - Dobre o rectângulo ao meio, tendo as dobras como referência de centro (como se fosse o fecho).  Fixe as laterais do rectângulo com alfinetes e cosa-as à máquina.

DSC00670.JPG

DSC00671.JPG

3 - Para dar forma ao rectângulo e transforma-lo no forro do nécessaire, devem-se coser o cantos como que criando uma caixa. Da mesma forma que fez para o exterior, pegue num dos cantos do rectângulo, de forma a ficar com um triângulo. Marque 5 cm a partir do princípio da costura lateral e trace uma linha paralela à costura, a passar por esta marca, que meça 10 cm. Realize uma costura à máquina sobre a linha que desenhou. Repita o mesmo processo com os outros três cantos do rectângulo. Corte o excesso de tecido dos cantos e volte o forro do nécessaire para o direito.

DSC00673.JPG

DSC00675.JPG

DSC00677.JPG

DSC00678.JPG

Cosa o forro ao nécessaire

1 - Com o exterior do nécessaire do avesso e o forro do direito, coloque o exterior do nécessaire dentro do forro como se estivesse a "vestir" o exterior do nécessaire. Una ambos pelo fecho com uma costura invisível à mão, sugiro que se guie pela costura do fecho. 

DSC00737.JPG

DSC00739.JPG

DSC00741 (1).JPG

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

4 comentários