alfacinha

alfacinha

Tricô #1 - Colete para bebé D.I.Y

O projecto que partilho hoje é um colete em tricô para bebé, óptimo para quem se estreou há pouco tempo nas lides do tricô. Já andava para experimentar este tutorial da phildar há algum tempo, assim que vi que a DMC tinha lançado uma nova linha de algodão de espessura média soube que tinha de avançar! Para mim a DMC, sobretudo em termos de cores, tem as linhas e as lãs mais giras e fáceis de trabalhar. Os preços dos novelos andam na casa dos 3,50 € (50 gramas), sendo que quanto mais fina a espessura da linha ou da lã mais rende o novelo. Para um colete de bebé (tamanho 3 meses) utilizei 2 novelos da nova gama medium, com agulhas de 5mm. No entanto, podem utilizar a marca que quiserem, apenas falo desta porque foi a que utilizei e gostei imenso do trabalho. A "receita" original deste colete é da phildar (marca francesa de lãs e fios de tricô) e encontrei-a no site deles em francês, pelo que se quiserem podem lá passar e dar uma vista de olhos ( têm imensos tutoriais grátis ). Para quem não percebe francês ou prefere tutoriais em português fica por agora este à vossa disposição, espero que gostem!

DSC_0996.JPG

Pequenos truques e astúcias:

-A forma de cada pessoa tricotar, pode fazer variar os tamanhos das peças, para tal sugiro que façam uma amostra antes de começarem o trabalho. Uma amostra de 16 malhas por 29 voltas deve resultar num quadrado de 10X10 cm (tricotar sempre as malhas em meia). Caso obtenham um quadrado menor aumentem o número das agulhas, caso obtenham um quadrado maior diminuam o número das agulhas utilizadas.

-Ler sempre as explicações todas até ao fim antes de começar o trabalho.

-As voltas par equivalem ao lado do verso das peças no tricô, sendo que as voltas ímpares equivalem ao lado do direito.

-No ponto de jarreteira ( todas as malhas são tricotadas em meia, tanto nas voltas pares como ímpares) , podemos observar pequenas "ondinhas", cada "ondinha" equivale a duas voltas, sendo que eu conto sempre as voltas do lado do direito do trabalho. No entanto, podem sempre utilizar um conta-voltas para vos facilitar o trabalho.

-O ponto de jarreteira também é conhecido como ponto mousse, sendo que em inglês se chama "garter stitch" e em francês "point mousse".

DSC_0986.JPG

Materiais/Aviamentos:

- 2 novelos para agulhas 5mm (tamanhos 3 Meses e 6 Meses) ; 3 novelos para agulhas 5mm (tamanho 12/18 Meses)

- Agulhas 5mm

-2 botões 

-Agulha de crochet 5mm

-Agulha auxiliar 

Como fazer:

As indicações para os tamanhos 6 Meses e 12/18 encontram-se entre parênteses.

Costas:

a) Montar 40 (42,48) malhas, tricotar em ponto jarreteira (fazer todas as voltas em ponto de meia).

b) A 14 (16,18,5) cm ,numa volta ímpar,"matar" as primeiras 6 malhas e acabar a volta normalmente.

c) Na volta seguinte (volta par) matar as primeiras 6 malhas e terminar a volta normalmente.

    Ficam na agulha as 28 (30,36) malhas centrais, continuar a tricotar em ponto jarreteira.

d) A 23 (26,30) cm de altura total, numa volta ímpar, tricotar as 7 (7,9) primeiras malhas e colocar as mesmas em espera numa agulha auxiliar. "Matar" as 14 (16,18) malhas centrais e continuar a tricotar as 7 (7,9) malhas restantes durante 2 cm. "Matar" as malhas restantes, terminando dessa forma o ombro esquerdo do colete.

e) Repor as 7 (7,9) malhas colocadas em espera na agulha e tricotar as mesmas durante 2 cm. "Matar" as malhas, terminando desta maneira o ombro direito do colete.

Frente:

f) Montar 40 (42,48) malhas, tricotar em ponto jarreteira (fazer todas as voltas em ponto de meia).

g) A 14 (16,18,5) cm ,numa volta ímpar,"matar" as primeiras 6 malhas e acabar a volta normalmente.

h) Na volta seguinte (volta par) matar as primeiras 6 malhas e terminar a volta normalmente.

    Ficam na agulha as 28 (30,36) malhas centrais, continuar a tricotar em ponto jarreteira.

i) A 16 (19,22) cm de altura total, numa volta ímpar, tricotar as 14 (15,18) primeiras malhas e colocar as mesmas em espera numa agulha auxiliar. Continuar a tricotar as 14 (15,18) malhas seguintes

j) A 21 (24,27) cm de altura total, numa volta ímpar, "matar" as primeiras 7 (8,9) malhas e continuar a trabalhar as 7 (7,9) malhas restantes durante 4 (4,5) cm. "Matar" as malhas restantes, terminando dessa forma o ombro esquerdo do colete.

k) Repor as 14 (15,18) malhas deixadas em espera na agulha e tricotar em ponto jarreteira durante 5 cm.

l) Estando com o trabalho do lado do verso (volta par), "matar" as primeiras 7 (8,9) malhas (formando assim o decote) e acabar a carreira.

m) Tricotar as 7 (7,9) malhas restantes durante 4 (4,5) cm. "Matar" as malhas restantes, terminando dessa forma o ombro direito do colete.

DSC_0993.JPG

Montagem do Colete:

a) Coser a parte das costas à parte da frente do colete, unindo os ombros e ambos os lados.

b) Rematar os fios das costuras.

c) De um dos lados da racha do decote coser os botões escolhidos.Com a agulha de crochet fazer uma corrente simples para servir de "fita" para prender os botões. Formar uma argolinha com a corrente e coser do lado oposto da racha.

DSC_0998.JPG