Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Casa de Passarinho em Tecido - D.I.Y

Primeiro dia de Maio, primeiro tutorial do mês! A verdade é que este tutorial vem de Abril, um bocadinho atrasado devido aos mil e um afazeres do costume... Mas o que interessa é que já cá está e o resto deixo o tempo levar!

O projecto que vos trago hoje é uma casa de passarinho em tecido, perfeita para decorar os quartos dos mais pequeninos! Já tinha visto várias casinhas de madeira prontas a forrar, mas ainda não tinha comprado nenhuma! E ainda bem, porque recentemente vi um vídeo espectacular em que se aproveitavam pedaços de cartão para construir estas casinhas decorativas. Achei a ideia tão gira que a decidi adaptar ao meu gosto e não podia deixar de partilhar o processo com vocês.

Decidi utilizar cartão que tinha por casa e revesti a minha casa com manta acrílica para ficar fofinha e uniforme. Escolhi dois retalhos de tecido que já tinha, um deles já o tinha utilizado neste abat-jour e nesta letra decorativa. Achei que o corpo da casa ficava melhor numa cor lisa para que o estampado não fosse de mais no quarto do Manel, visto estar presente em diversos apontamentos deste espaço.

Podem fazer as vossas casas com apenas um tecido ou brincar com padrões e lisos, o vosso gosto é que manda!

Apesar do tutorial parecer extenso, o projecto em si é fácil de executar e julgo que o resultado final não vos irá desiludir! 

Espero que gostem deste projecto super primaveril e caso surja alguma dúvida não hesitem em deixar as vossas questões na caixa de comentários.

HMAV7025.jpg

CCJN0375.jpg

PWZB0821.jpg

QNFX9775.jpg

TYTQ6736.jpg

Casa de Passarinho em Tecido - D.I.Y

 

Materiais/Aviamentos:

 

- Cartão (eu utilizei uma placa de cartão que tinha guardado, podem usar caixas de sapatos ou aproveitar uma caixa de cartão...)

- Retalhos de tecido (utilizei dois diferentes)

-  Retalho de manta acrílica

- Fita adesiva de papel

- Entretela termocolante de dupla-face (utilizei da marca teclabel)

-Cola branca

- Cola para tecidos (utilizei da marca gutterman, podem utilizar outra da vossa preferência ou cola quente)

- Cola Universal Extra Forte (utilizei a UHU Power Transparente: é óptima, mas podem utilizar cola quente se preferirem)

-Lápis, x-acto, tesoura,mola da roupa...

Molde Casa Passarinho.pdf

 

 

Notas: Para obterem o molde da casa, basta seleccionar o molde ao clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

 

Plano de Corte:

 

Frente da casa (A) : Cortar 1 vez

Costas casa (B): Cortar 1 vez

Laterais casa (C): Cortar 2 vezes

Base da casa (D): Cortar 1 vez

Telhado da casa (E) : Cortar 2 vezes

 

 

Como fazer:

 

1- Imprima os moldes e transfira-os para o cartão. Com a ajuda de um x-acto corte as peças que formam a casa.

 

2 - Compor a casa: 

 

a)  Comece por compor o telhado da casa, para tal una com fita adesiva de papel as duas peças rectangulares que formam o telhado. O objectivo é que a fita adesiva permita que as peças se dobrem.

 

KMOO8399.jpg

DKLJ1324.jpg

GDAY0249.jpg

 

b) Para compor o corpo da casa, una com fita adesiva de papel as peças que o compõem na seguinte ordem:

 

Una as costas da casa a uma da laterais, essa mesma lateral à frente da casa, a frente da casa à lateral que falta.

 

34.jpg

 

As peças da casa estão prontas para ser forradas.

 

EDPJ4044.jpg

 

3 - Forrar a casa:

 

a) A base da casa

 

Para forrar a base da casa, sobreponha a peça em cartão ao retalho de tecido que escolheu para forrar a parte visível da base e desenhe o seu contorno. Deixe uma margem de 2/3 cm à volta de todo o contorno da peça da base e corte o tecido. 

QVWV4032.jpg

 

Corte uma peça de entretela termocolante dupla-face à medida do pedaço de tecido que cortou  e com o ferro sem vapor cole-o ao mesmo (o verso do tecido ao lado rugoso da entretela). Cole de forma centrada o tecido à peça da base e apare os cantos com um corte a 45º graus. Volte a margem de tecido para o outro lado do cartão e cole.

 

45.jpg

IBCJ9103.jpg

 

Para forrar o outro lado da base, sobreponha a base ao tecido que escolheu para o efeito e desenhe o seu contorno. Deixe uma margem de 2/3 cm à volta de todo o contorno da base e corte o tecido. Dobre as margens que deixou para o avesso do tecido, de forma a "esconder" as ourelas e vinque com ferro. O objecto é que fique com um pedaço de tecido à medida da base.

 

18 (1).jpg

ACHG0109.jpg

 

Corte uma peça de entretela termocolante dupla-face à medidas deste pedaço de tecido (com as dobras feitas). Cole a entretela ao tecido com o ferro sem vapor, unindo o lado o avesso do tecido ao lado rugoso da entretela. Forre o outro lado de base colando-lhe este pedaço de tecido.

 

LUCU0914.jpg

QBYE8278.jpg

 

 A base está pronta, coloque de parte até ser altura de montar a casa.

 

base.jpg

 

b) O telhado 

 

Para forrar o telhado da casa, corte um pedaço de manta acrílica à medida do telhado da casa e cole-o ao mesmo com cola branca ou com cola em spray.

 

UADG2814.jpg

 

Sobreponha a peça do telhado ao retalho de tecido que escolheu para forrar o exterior do telhado e desenhe o seu contorno.

Deixe uma margem de 2/3 cm à volta de todo o contorno da peça do telhado e corte o tecido. 

Corte uma peça de entretela termocolante dupla-face à medida do pedaço de tecido que cortou e com o ferro sem vapor cole-o ao mesmo (o verso do tecido ao lado rugoso da entretela).

Cole de forma centrada o tecido à peça do telhado (ao lado da manta acrílica). Apare os cantos do tecido com um corte a 45º graus e cole a margem de tecido ao outro lado do cartão. 

Para forrar o interior do telhado, corte o tecido da sua preferência à medida da peça. Não se esqueça de deixa uma margem de 2/3 cm à volta de todo o contorno.

 

21.jpg

 

 

Depois de ter a peça cortada, dobre as margens para o avesso do tecido. Deverá ficar com a peça à medida do telhado, corte um pedaço de entretela termocolante do mesmo tamanho e fixe-o ao avesso do tecido com o ferro sem vapor. Cole este pedaço de tecido ao interior da peça do telhado.

 

EUGD5513.jpg

 

O telhado está finalizado, ponha de parte até ser altura de montar a casa.

 

telhado (1).jpg

 

 

c) O corpo da casa

 

Para forrar o corpo da casa, sobreponha o sobre um pedaço de manta acrílica e desenhe todo o seu contorno. Marque o recorte da janela frontal e corte a manta acrílica pelo contorno desenhado Não se esqueça de recortar também a janela. Cole a manta acrílica ao corpo da casa com cola branca ou com cola em spray.

FJEG7212.jpg

 

Sobreponha a peça do corpo da casa ao retalho de tecido que escolheu para forrar o exterior da casa e desenhe o seu contorno.

 

topo.jpg

 

Deixe uma margem de 2/3 cm à volta de todo o contorno da peça do corpo da casa e corte o tecido. 

 

FMCV2161 (1).jpg

 

Corte uma peça de entretela termocolante dupla-face à medida do pedaço de tecido que cortou e com o ferro sem vapor cole-o ao mesmo (o verso do tecido ao lado rugoso da entretela).

 

KINO2272[1].jpg

 

Sobreponha a peça do corpo da casa ao tecido e desenhe o contorno da janela. Tenha em conta que o lado com a manta acrílica deve estar voltado para baixo e o lado da entretela para cima, de forma a garantir que quando for colar o tecido a janela está no lado certo.

KTPH8969.jpg

 

Recorte a janela: faça um pequeno corte no centro da janela e corte o seu contorno.

OCAJ3108.jpg

 

Faça pequeno cortes nos cantos, nos bicos e nas junções das peças que compõem a casa. Estes cortes servem para virar as margens de tecido para lado interior da casa. 

 

corte.jpg

 

Cole o tecido à peça do corpo da casa e vire as margens para dentro.

 

VKDN2839.jpg

 

Corte o tecido que escolheu para forrar o interior da casa à medida do corpo da casa (sem margens). Faça o recorte da janela e cole o tecido ao interior da casa com cola branca.

 

EQVO2163.jpg

 

4 - Montar a casa

 

Antes de montar a casa, remate o contorno da janela. Para tal cole um pedaço de fita de viés a todo o contorno da mesma, tanto no lado exterior como no lado interior. Pode utilizar ou cola de tecido, cola universal extra forte ou cola quente. Para que a fita fique bem fixa, coloque uma mola da roupa a fazer pressão durante alguns minutos.

 

VURQ7227.jpg

VOWJ2998.jpg

HWEI1705[1].jpg

  

"Dobre" a peça do corpo da casa e cole as laterais com cola universal extra forte ou com cola quente. No interior da casa,nesta junção das laterais, cole uma fita de viés de forma a garantir que estas ficam bem unidas.

 

EDRZ7938.jpg

YGXU9755.jpg

NDXY7097[1].jpg

 

"Dobre" a peça do telhado e cole-o às arestas do topo da casa. Tente centrar o telhado ao corpo da casa, de forma a ficar com uma distância semelhante na frente e nas costas da casa.

 

NEWQ3934.jpg

 

Cole a casa à base da mesma, a partir da linha pontilhada presente no molde, deixando uma distância de três centímetros na frente da base.

 

3 (1).jpg

OVNY1768.jpg

  

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

2 comentários

Comentar post