Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Capa para cabide - D.I.Y

A propósito da futura intervenção no meu guarda-roupa lembrei-me de fazer umas capas para os meus cabides. Obviamente que não vou fazer capas para todos os cabides do roupeiro, mas para os cabides dos casacos é útil pois estes têm uma certa tendência a deslizar. É rara a vez em que quando tiro um casaco do roupeiro o do cabide vizinho não deslize. Além disso, esta capa têm um bolso que permite colocar um pacote de cheiro ou um anti-traças - não há nada melhor do que roupa a cheirar bem. Para quem gosta de fazer os presentes que oferece esta é uma excelente ideia para o natal, que mais dia menos dia está a bater à porta. Esta capa é para os tradicionais cabides de madeira do Ikea. Contudo, penso que serve à maior parte dos cabides desde que tenham a parte da cruzeta em metal - testei noutros cabides cá de casa e resultou na perfeição. Sem mais demoras passo ao tutorial. 

 

 

IMG_4207.JPG

Capa para cabide

 

Materiais/Aviamentos:

-0,50 cm de tecido exterior para a capa do cabide - para um tecido que tenha 1,20 m de largo 

-0,50 cm de tecido para o forro da capa - para um tecido que tenha 1,20 m de largo 

-Pacote de cheirinhos (no corte inglés há uma variedade imensa)

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura,ferro de engomar...

Molde Capa para cabide.pdf

 

Notas:

Para obterem o molde da capa para cabide basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. 

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

O molde não contém valores de costura incluídos,excepto nas fitas para dar os laços. Aconselho a utilizar como valor para as costuras 1,5 cm.

 

Plano de corte:

Tecido exterior e tecido do forro:

Cortar com o tecido dobrado em quatro:

Capa - Cortar uma vez na dobra dupla do tecido

 

IMG_4140.JPG

IMG_4141.JPG

IMG_4142 (3).JPG

 

Tecido exterior:

Cortar com o tecido dobrado:

Bolso - Cortar uma vez

Fitas - Cortar dois rectângulos de 40 cm X 7,5 cm (valores de costura incluídos)

 

Como fazer:

 

1 - Imprima os moldes da capa para cabide. Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte.

 

IMG_4083.JPG

 

2 - Cosa os bolsos, juntando pelo direito as duas peças resultantes do corte. Deixe o topo aberto para virar o bolso, abra e remate as costuras. Vire o bolso para o direito e pesponte o topo fechando desta forma o bolso.

 

IMG_4084.png

IMG_4098.JPG

 

3 - Dobre ao meio os rectângulos que cortou para as fitas sobre o comprimento com o direito para dentro. Cosa todos eles em "L" , deixando uma ponta aberta para virar para o direito. Abra e remate as costuras. Com a ajuda de uma agulha de tricot, uma caneta ou um vira-tubos volte as fitas para o direito. 

 

IMG_4093.jpg

 

4 - Guiando-se pela marcação presente no molde, fixe o bolso a uma das capas em tecido exterior pespontando todo o seu contorno excepto o topo. 

 

IMG_4104 (2).JPG

 

5 - Para unir as capas de tecido exterior, cosa o seu contorno pelo avesso como indicado na fotografia pela linha pespontada a rosa,deixando a base aberta.Deve ter o cuidado de deixar uma pequena abertura no topo para passar o cabide (1 cm). Una da mesma forma as capas de tecido do forro. Abra as costuras de ambas as capas, fazendo pequenos cortes em "V" nas zonas curvas. Remate e apare as costuras. Vire as peças para o lado direito e passe a ferro.

 

IMG_4088.png

IMG_4099.JPG

IMG_4100 (1).JPG

 

6 - Fixe as fitas à capa de tecido exterior, ou com um alfinete ou com um ponto de alinhavo.Guie-se pelas marcações presentes no molde. 

 

IMG_4107.JPG

 

7 - Com a  capa em tecido do forro do avesso enfie a capa em tecido exterior no seu interior ,de forma a que fiquem juntas pelo direito.Tenha o cuidado de fazer coincidir as costuras laterais assim como a  abertura para passar o cabide. Una as duas capas cosendo todo o contorno da base, tendo em atenção que as fitas devem ficar no interior da capa para não as pisar. Deixe uma abertura para virar a peça para o direito. Abra e remate as costuras.

 

IMG_4112 (1).JPG

IMG_4119.JPG

IMG_4114 (1).jpg

IMG_4115.jpg

 

8 - Vire a peça para o direito.Passe a capa a ferro, pesponte a base fechando a abertura previamente deixada. Com um ponto á mão invisível, cosa as duas capas na abertura deixada para passar o cabide.

 

IMG_4116.JPG

IMG_4120 (1).JPG

IMG_4118.JPG

IMG_4119 (1).JPG

 

A capa do cabide está pronta, basta "vestir" um cabide, atar os laços e colocar dentro do bolso o pacote de cheirinhos! Espero que tenham gostado,  já sabem que terei todo o gosto em responder a alguma dúvida que possa surgir.

 

IMG_4198 (1).JPG

IMG_4129.JPG

IMG_4123.JPG

 

  Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.