Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Capa Almofada Cadeira da Papa - D.I.Y

Uma nova semana, um novo DIY. E num dia cheio de sol, trago-vos um DIY com muita cor. 

Pelo menos foi pela cor que escolhi o tecido para o projecto que hoje vos proponho. 

Apaixonei-me por este plastificado branco com riscas turquesa, e tinha o trabalho perfeito para o utilizar por isso trouxe-o comigo para casa. E que trabalho é este - perguntam-me vocês, caros leitores? É nem mais nem menos do que uma capa de almofada para a cadeira da papa do Manel.  

A cadeira do Manel é uma daquelas básicas do IKEA (modelo ANTILOP) que até agora nos tem servido na perfeição. 

Quando compramos a cadeira também trouxemos a almofada e o respectivo forro, que não deixa de ficar completamente imundo após cada refeição. 

Percebi pelo dia a dia que precisava de um forro substituto entre lavagens e foi então que me lembrei de fazer eu mesma uma outra capa. Podia ter ido comprar uma igual, mas para além de ficar com dois itens iguais ficava pendurada com uma almofada extra – os itens são vendidos em conjunto. 

Lembrei-me então de utilizar tecido plastificado, porque já que ia gastar tempo a fazer o forro ao menos depois me poupava-me o tempo das lavagens. 

Apesar do nome do projecto ser comprido, a sua confeção é rápida e simples. De tal forma que comecei e acabei a capa numa sesta matinal do Manel, tendo cortado as peças do molde  na noite anterior. 

 É um DIY muito divertido de fazer e ficamos com vontade de fazer mais e mais e mais, sobretudo se tivermos uma paixão por tecidos e nos depararmos com a variedade de tecidos plastificados que hoje em dia existem à venda. Comprei este na At Home, mas podem encontrar outros exemplares igualmente bonitos no Atelier da Tufi, na Cinco do Dez, na Pra Kriar... É só mesmo ir à procura e tentar não trazer tudo para casa!  

Se utilizarem tecido plastificado, o custo final do projecto acaba por ficar um bocadinho acima do preço de uma capa do IKEA. No entanto, a meu ver acaba por compensar porque não é necessário estar sempre a lavar à máquina e limpando com um pano húmido ou até mesmo com uma toalhita fica impecável outra vez.   

Fiquei de tal forma apaixonada por esta capa, tanto pelo tecido como pelo factor lavagem, que uso-a como capa principal destronando a original... 

 Este é um projecto que vão adorar se forem fãs de artigos úteis e que facilitam o dia-a-dia, sendo que a somar ao prático ainda ficam com uma peça original e única feita por vocês! 

Espero que gostem, caso surja alguma dúvida coloquem-na na caixa de comentários, terei todo o gosto em vos esclarecer.  

 

IMG_4957.JPG

IMG_4956.JPG

Capa Almofada Cadeira da Papa

Nível: Fácil

Tempo de Execução: 1h30 sem pausas, 2 H com um cafezinho pelo meio

 

Materiais/Aviamentos: 

-50 cm de tecido plastificado  

-55 cm de fecho éclair 

-25 cm fita de viés ou de nastro 

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...  

Molde Capa Almofada Cadeira Papa.pdf

 

 

Plano de Corte: 

Tecido Plastificado: 

 

Cortar com o tecido dobrado: 

Peça A: Cortar 2 Vezes na dobra do tecido

Peça B: Cortar 2 Vezes 

OU 

Cortar com o tecido singelo: 

Peça A: Cortar 2 vezes espelhando o molde de forma simetrica

Peça B: Cortar 4 vezes 

 

Notas: Para obterem o molde da capa da almofada basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades.  

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução. 

O molde da capa da almofada é constituído por três peças que formam um dos lados da capa da almofada. As peças que o compõem são a peça central A e duas peças laterais B.  

Indico no molde aonde começa e acaba o fecho. Estas marcações indicam o princípio e o fim do fecho, sendo que o fecho deve ser um pouco maior para que quando o for coser possa ter um pouco de "excesso de fecho" de forma a colocar o cursor para fora da costura, facilitando muito o trabalho. 

A peça A do molde é apresentada em duas folhas, pelo que devem unir a peça com fita cola juntando as setas desenhadas no molde, tal e qual como se fosse um puzzle. 

Apesar de ser um pouco mais caro, optei por escolher tecido plastificado para fazer a minha capa porque desta forma não preciso de estar sempre a levar à máquina. Na minha opinião, mesmo ficando um pouco mais caro vale muito a pena, porque é um descanso não ter que estar sempre a preocupar-me com a sujidade – basta passar um pano húmido ou uma toalhita e fica impecável. No entanto, podem optar por utilizar um tecido mais barato (algodão, mistura de algodão e poliéster...). 

Para os pespontes em tecido plastificado gosto de utilizar vaselina para garantir uma costura fluída e um pesponte perfeito, podem utilizar creme hidratante se preferirem ou papel vegetal. 

 

Como fazer: 

 

1-Cortar e marcar

 

Corte as peças do molde de acordo com o plano de corte e transfira as marcações para o fecho e para as argolas do cinto. 

 

2 -Unir as peças da capa: 

 

Costure as laterais da capa (peça B) à parte central (peça A). Para tal, junte as peças pelas laterais, direito com direito, e cosa à máquina. Repita o mesmo processo para o outro lado da capa. Devem resultar deste passo duas peças idênticas, os dois lados da capa da almofada. 

 

 

DSC00815.JPG

DSC00827.JPG

DSC00830.JPG

 

3- As argolas  do passa-cinto 

 

Para as argolas do passa-cinto, pode utilizar fita de nastro ou então fita de viés. Caso utilize fita de viés, deve dobrar a mesma ao meio no sentido do comprimento e pespontar unindo a mesma. Tanto para a fita de viés como para a fita de nastro, corte dois pedaços de 12 cm e dobre ao meio formando uma argola. Costure as duas argolas a um dos lados da capa seguindo as marcações presentes no molde. 

 

DSC00927.JPG

po.jpg

 

4- Coser o fecho à capa  

 

Comece por sobrepor o fecho a um dos lados da capa da almofada, o direito do tecido deve estar virado para cima e o fecho fechado com os dentes voltados para baixo. Faça coincidir o fecho à base da capa guiando-se pelas marcações presentes no molde, sendo que o fecho deve ser um pouco maior de forma a permitir colocar o cursor para "fora" da costura do fecho. Utilize um calcador para fechos e costure um dos lados do fecho a um dos lados da capa, sendo que deve terminar a costura na marcação presente no molde.

 

DSC00834.JPG

DSC00836.JPG

 

Sobreponha o outro lado do fecho à base do outro lado da capa e cosa-o à mesma, guiando-se pelas marcações do molde e unindo as capas pelas laterais.  No final, deve ficar com os dois lados da capa unidos pelo fecho.  

 

DSC00838.JPG

DSC00840.JPG

DSC00841.JPG

DSC00845.JPG

DSC00929.JPG

DSC00847.JPG

 

Faça um pesponte na costura do fecho: para ser mais simples comece por pespontar um lado e depois o outro (com o cursor fora do caminho naquele excesso); depois basta colocar o cursor para dentro do fecho e pespontar o topo e o final da costura do fecho – pode realizar um costura de topo no interior de forma a fechar bem o fecho, depois pode cortar o excesso de fecho. 

 

DSC00850.JPG

DSC00855 (1).JPG

DSC00857.JPG

DSC00858 (1).JPG

DSC00861.JPG

DSC00859.JPG

 

5 – Coser a capa 

 

Comece por abrir o fecho. Una os lados da capa fazendo coincidir os seus contornos, direito com direito, fixe com alfinetes e costure à máquina desde o principio da costura do fecho até ao final, seguindo todo o contorno da capa. 

 

as.jpg

 

Realize pequenos cortes em "v" nas partes curvas da capa e abra as costuras com os dedos. Apare as costuras com uma tesoura em zig-zag e volte o trabalho para o direito. 

 

DSC00928.JPG

 

Assente as costuras com as mãos para que fiquem bem direitinhas. A capa está pronta, agora basta vestir o enchimento e passar o cinto pelas argolas!

 

IMG_4962.JPG

IMG_4963.JPG

IMG_4955.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.