Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Caneca de porcelana pintada - D.I.Y

Nem acredito que daqui a praticamente uma semana é Natal. Com o tempo a passar mais rápido do que nunca é altura de acabar de comprar ou fazer os últimos presentes, pensar nas ementas da consoada e do almoço de Natal, fazer os arranjos de flores... Enfim compor aquilo que falta para a festa mais bonita do ano.

Com o pouco tempo que falta em mente, seleccionei vários projectos de presentes rápidos de fazer. Ao longo da próxima semana, vou alternando entre tutoriais rápidos e receitas próprias desta época.

O projecto que vos trago hoje é uma caneca pintada à mão, um presente personalizável ao gosto de cada um e útil para o dia-a-dia. À partida pode parecer algo difícil de fazer, contudo é muito mais simples do que parece. Tudo depende daquilo que decidirem desenhar na vossa caneca.A minha sugestão é que escolham algo simples, como bolinhas, riscas, triângulos... Depois é só começar a pintar sem medos, até porque a vossa peça não tem que ficar perfeita com aspecto de fábrica.. É suposto se perceber que é uma peça pintada à mão com carinho e dedicação. Eu escolhi fazer umas bolinhas vermelhas, porque para além de adorar bolinhas e pintinhas este era um padrão rápido e simples de fazer, perfeito para o pouco tempo que tenho!

Para além da caneca, ainda pintei um prato pequeno perfeito para um lanche rápido.

Podem pintar a peça de cerâmica que preferirem, pratos, chávenas, travessas...Se se quiserem aventurar, podem desenhar padrões geométricos; letras; frases engraçadas ou outros desenhos que gostem. A seguir ao tutorial podem encontrar algumas imagens, retiradas do pinterest, que vos podem servir de inspiração.

 

DSC00520 (1).JPG

DSC00539.JPG

Caneca de porcelana pintada

 

Materiais/Aviamentos:

 

- Caneca básica branca ou outra peça de porcelana que queiram pintar

- Tinta para porcelanas ou vidros 

- Píncel fino, palitos ou paus para espetadas

- Toalhitas de bebé ou um pano molhado

 

Notas: Há vários tutoriais na internet deste tipo de canecas, sendo que a maior parte é pintada com canetas permanentes e depois levada ao forno para fixar. Contudo, já experimentei este processo e não sou grande fã. Prefiro pintar com tintas próprias para porcelana ou para vidros, sendo que aguentam muito bem as lavagens (sempre à mão). Comprei as minhas tintas numa loja chinesa (uma grande ao pé do alegro, para quem gosta de saber os locais com percisão) e posso-vos dizer que aguentam na perfeição. No entanto, julgo que devem encontrar estas tintas em superfícies como o El corte Inglés ou numa loja de pinturas/manualidades. Tanto podem pintar com um píncel fininho ou servirem-se de um palito ou da ponta de um pau para espetadas, sugiro que experimentem com aquilo que tiverem à mão, sendo que uma toalhita apaga de imediato os possíveis erros que possam surgir. 

 

Como fazer:

 

Lavem e sequem a peça escolhida para pintar. Escolham o tipo de motivo que vão pintar e avancem sem receio, lembrem-se que podem sempre apagar aquilo que sair menos bem com uma toalhita. Fui desenhando as bolinhas na diagonal, mas julgo ser mais simples desenha-las em linhas horizontais entrecalando as bolinhas, de forma a formarem uma espécie de triângulo. Se quiserem desenhar motivos em linha recta e não se sentirem muito à vontade, sugiro que colem um post-it à caneca para se irem guiando pela "linha". Depois é só ir descolando o post-it à medida que vão desenhando. Para além de ter desenhado bolinhas no corpo da caneca, pintei algumas na pega. Como detalhe escolhi desenhar um micro-coração na base exterior da caneca. 

 

DSC00503.JPG

DSC00504.JPG

DSC00507.JPG

 

Para o prato, desenhei bolinhas no contorno do prato e optei por deixar o resto da peça em branco. 

Depois de prontas, deixem as vossas peças secar durante pelo menos 8 horas antes de lavar. Aconselho a não colocar estas peças na máquina de lavar, referência que devem fazer no caso de ser para oferta.

 

DSC00542.JPG

DSC00524.JPG

 

Aqui ficam mais algumas ideias, retiradas do pinterest...

 

Caneca cacto.jpg

antropologie mug (1).jpg

ceramic.jpg

hot mess caneca.jpg

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.

5 comentários

Comentar post