Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Bases para Quentes Delaunay - D.I.Y

Para tristeza minha, na semana passada não houve DIY porque há dias em que o tempo parece que reduz em vez de aumentar e os projectos acabam por ficar em modo de avião. No entanto, permitiu me ficar com algum avanço e talvez consiga manter o ritmo que desejo para o blog em termos de DIY'S nos próximos tempos.  

O DIY que vos trago hoje é uma base para quentes. Estas bases para quentes são muito rápidas de fazer, mas demoraram algum tempo a sair do forno porque andei à procura da melhor solução para colar a parte em cordão a uma outra base. Inicialmente ia colar a uma base em cortiça, mas não encontrei uma cola que me satisfizesse. Por fim, acabei por utilizar feltro de 3mm e a cola para tecidos da gutermann ficando com o acabamento que desejava.  

Estas bases para quentes são peças muito divertidas, tanto de fazer como de ter. Podem dar largar à imaginação e utilizar as cores e combinações que mais gostam. Quando as terminei não pude deixar de me lembrar dos quadros do Robert e da Sonia Delaunay , pelo que não resisti e dei-lhes esse nome. É engraçado, mas a verdade é que talvez me tenha inspirado neles sem saber, porque cresci com cópias dos quadros deles na casa dos meus avós. As cores e a geometria são, de facto, algo fabuloso por si só e às vezes basta brincar e estuda-las para obter algo único e diferente. 

Dêem largas à vossa imaginação e deixem-se levar pela cor! Sem mais demoras aqui fica o tutorial, espero que gostem e caso tenham alguma dúvida não hesitem em coloca-la na caixa de comentários. 

 

DSC01437.JPG

DSC01443.JPG 

DSC01451.JPG

Bases para Quentes Delaunay - D.I.Y

 

Materiais/Aviamentos: 

(para uma base para quentes com +/- 18 cm de diâmetro) 

 

-55 cm de cordão de algodão (Cor A) 

-1,70 cm de cordão de algodão (Cor B) 

-1,70 cm de cordão de algodão  (Cor C) 

-2,10 cm de cordão de algodão (Cor D) 

-25 cm de Feltro de 3mm de espessura (da cor que preferirem) 

-Cola para tecidos (eu utilizei da marca gutermann, mas a BLOK – cola de acetato de vinilo - também é uma boa opção)  ou cola quente

-Agulha e linha 

 

Notas: As minhas bases têm mais ou menos 18 cm de diâmetro, no entanto para ficarem maiores basta adicionar mais cordão. Em duas delas utilizei 4 cores e noutra apenas duas, sendo que podem utilizar a quantidade de cores que quiserem ou até só uma. As três bases para tachos  têm um esquema de cores diferentes , mas mantendo as mesmas quantidades de cordão. Se decidirem utilizar apenas uma cor, devem somar as medidas dos 4 cordões obtendo o valor necessário. Para perceberem melhor fica este diagrama explicativo de cada uma delas:  

 

Diagrama cores bases.jpg

 

Plano de Corte: 

Cortar: 

 

 55 cm de cordão na cor 1 

1,70 cm de cordão na cor 2 

1,70 cm de cordão na cor 3 (cor 1 no caso da pega B) 

2,10 cm de cordão na cor 4 (cor 2 no caso da pega B) 

 

Como fazer: 

 

1 – Cortar os cordões nas cores da sua preferência seguindo as instruções do plano de corte. 

 

2- Com uma agulha e linha, cosa à mão com uns pequenos pontos o cordão 1 ao cordão 2. Depois cosa o cordão 3 ao cordão 2, tendo em atenção que deve coser os cordões direito com direito de forma a ficar com as costuras todas para o mesmo lado. Para tal, sobreponha o cordão 3 ao cordão 2 e cosa. Por fim, cosa o cordão 4 ao cordão 3 da mesma forma. Se quiser juntar mais cordão, basta realizar o mesmo procedimento até estar satisfeito com o número de voltas. O resultado final é um cordão com várias cores. 

 

DSC01383.JPG

DSC01384.JPG

DSC01385.JPG

DSC01386.JPG

 

3- Quando os cordões estiverem todos unidos uns aos outros, comece a criar a base para quentes. Com as costuras de união viradas para cima, comece a enrolar a partir do cordão 1 até ficar sem cordão, no final crie uma argola com o cordão para pendurar a base e fixe a de imediato com um pouco de cola. A base de quentes já está criada, basta colar o feltro. 

 

DSC01466.JPG

DSC01467.JPG

DSC01468.JPG

DSC01470.JPG

 

4- Para colar o feltro à base, coloque a cola directamente na base em cordão utilizando movimentos circulares, de dentro para fora. Sobreponha o feltro ( um pedaço ligeiramente maior do que a base)  e cole-o à base. Verifique que os cordões estão bem colados ao feltro, dando especial atenção ao cordão de fora. Deixe a cola secar de um dia para o outro, colocando a base debaixo de livros pesado para que fique bem fixa.  

 

DSC01472.JPG

DSC01475.JPG

DSC01476.JPG

 

5- Quando a base estiver bem colada, corte o excesso de feltro. Se reparar que existem pedaços de cordão por colar utilize um pouco de cola nesses locais, fixando-os desta forma ao feltro. A sua base para quentes está pronta a utilizar.

 

DSC01429.JPG

DSC01430.JPG

DSC01431.JPG

 

DSC01446.JPG

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.