Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

alfacinha

alfacinha

Banner de Natal - D.I.Y

Com o Natal quase à porta - falta pouco mais de um mês para chegar - é altura de começar a decorar a casa. Com isto em mente, vão começar a surgir por aqui vários projetos dedicados a esta época do ano, que para mim é a preferida. Acho que a única coisa de que não gosto no Natal é a promoção desenfreada e o consumismo desmesurado que se tem vindo a associar a esta altura do ano. Tudo o resto: a partilha, os jantares e encontros, as memórias que se criam, o tempo passado em família, o frio, a comida e o seu cheiro a invadir a casa, as músicas de Natal, entre outras coisas maravilhosas, fazem desta a época mais especial do ano. Neste Natal irão ter um sabor ainda mais especial, por ser o primeiro Natal do Manel. Por isso, é com grande alegria e gosto que vou partilhar convosco todos os pormenores, detalhes, projetos e receitas que iremos fazer aqui por casa.

Começamos por um banner para pendurar na parede ou numa porta. Este banner é super fácil de fazer, a única coisa mais complicada será, talvez, realizar o contorno em ponto zig-zag devido às hastes da rena. No entanto, não se acanhem e tentem à mesma, vão mais devagarinho e no final vão ser recompensados pela alegria de terem feito um banner maravilhoso e único. Se acharem a forma da rena muito complicada de contornar, sugiro que tentem com outros motivos mais simples – uma estrela; um pinheiro; um coração…. Podem retirar a silhueta da internet ou desenhá-la vocês mesmos. Eu retirei a silhueta da rena da internet e depois ampliei e transferi com papel vegetal, contudo achei mais simples disponibilizar-vos o molde pronto a imprimir e recortar.

Espero que gostem deste primeiro projeto de Natal, caso surjam dúvidas não hesitem em deixá-las na caixa de comentários!

 

DSC00168.JPG

DSC00164 (1).JPG 

Banner Rena

Tamanho único

 

Materiais/Aviamentos:

 

- 60 cm de tecido para o Banner (podem utilizar lona de algodão, canvas, panamá…)

- Retalho de tecido para a rena (cerca de 20 X 40 cm de tecido)

- Entretela de Dupla face

- Cabide de madeira (Ikea)

- Pedaço de fio de algodão, corda…

- Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

Molde Rena.pdf

 

 

Notas: Apesar de ter utilizado um pau de cabide para passar o banner, podem utilizar aquilo que tenham à vossa disposição, até mesmo um pau que apanhem na rua, basta que tenha as medidas do banner. A imagem que está no molde é como que o “reflexo” da aplicação que vão aplicar no banner, ou seja, é uma simetria da mesma. Devem recortar a imagem e transferi-la para a entretela exatamente como se apresenta, para que depois no tecido fique virada para o lado certo (é um pouco como os bordados).

 

Plano de Corte:

Tecido Principal:

Cortar com o tecido singelo:

Um banner com as seguintes dimensões:

(valores de costura incluídos)

medidas banner (1).png

 

Como fazer:

 

A aplicação da rena:

Imprima e recorte o molde da rena para aplicar no banner. Transfira, tal e qual como se apresenta, o contorno da rena para a entretela (lado liso). Aplique a entretela no tecido escolhido para a aplicação da rena, para tal junte o verso do tecido ao lado rugoso da entretela e pressione com o ferro de engomar (sem vapor) sobre toda a superfície. Depois de colada a entretela ao tecido, recorte o contorno da rena e ponha de parte.

 

DSC00082.JPG

DSC00083.JPG

DSC00084.JPG

DSC00091.JPG

DSC00109 (1).JPG

 

O corpo do banner:

Corte o banner de acordo com as dimensões apresentadas no plano de corte. Faça as bainhas laterais, realizando duas dobras de 1 centímetro e pespontando. Para as bainhas em “bico” do banner, faça também duas dobras de 1 centímetro e pesponte. Para fazer o “canal” para o pau passar, faça uma dobra de um centímetro na ourela superior e depois volte a dobrar dois centímetros, pesponte.

 

DSC00143.JPG

DSC00144.JPG

 

Aplicação da “rena” ao banner:

Descole a película adesiva da entretela e cole a “rena”, de forma centrada, ao banner. Para tal, sugiro que encontre o centro do banner e da “rena” e que vá colando com cuidado a aplicação, sendo que pode colar e descolar com facilidade. Quando estiver contente com a posição da “rena”, fixe-a com um ponto em zig-zag - escolha um ponto em zig-zag “apertado” e selecione uma largura de ponto pequena- pesponte todo o seu contorno, fixando-a desta forma ao banner.

 

DSC00146 (1).JPG

 

O pau para o banner:

Retire o pau transversal de um cabide com a ajuda de um alicate. Com uma mini-serra ou um x-acto bem afiado, corte as pontas do pau e apare-o à medida do banner (cerca de 37 cm). Caso fique com as pontas do pau irregulares, utilize uma lixa ou uma lima para as unhas (foi o que eu utilizei) para limar até ficar mais uniforme. Sugiro que a cerca de 1 centímetro de cada ponta, realize com a mini-serra, x-acto ou até mesmo com um alicate um caminho para passar o fio. Para tal, basta serrar um pouco o contorno do pau, sendo que não é suposto cortar apenas marcar o pau de forma a criar um caminho para prender bem o fio.

 

DSC00139.JPG

DSC00138.JPG

DSC00141.JPG

 

Montagem do banner:

Para montar o seu banner, só precisa de passar o pau pelo canal e atar em cada ponta o fio de algodão, fazendo-o passar pelo caminho previamente criado. Se desejar pode colocar uma pequena gota de super-cola no nó, de forma a garantir que o mesmo não se desfaz.

 

DSC00149 (3).JPG

 

O seu Banner está pronto a pendurar e a fazer as alegrias de pequenos e graúdos nesta quadra natalícia.

 

DSC00183.JPG

DSC00179 (1).JPG

 

 Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook.