Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

alfacinha

alfacinha

Avental Juju - D.I.Y

Apesar de ter muitos projectos de costura prontos, os tutoriais demoram a sair do forno na tentativa de serem o mais esclarecedores possível. É o caso deste avental, que já tenho pronto desde Julho, mas do qual só agora fui capaz de acabar o tutorial.

Esta minha "falha" é algo que espero conseguir superar com alguma organização extra, sendo que o objectivo seria conseguir publicar dois tutoriais por semana. Gosto sempre de ter ideias frescas para vos apresentar,e também me agrada a ideia de conseguir que o blog ganhe alguma consistência.

Este avental é um projecto simples de fazer, mas com detalhes muito engraçados que fazem dele o projecto perfeito para quem se quer aventurar um pouco mais na costura. Para além de adorar a peça em si, este avental foi inspirado num avental que a minha avó costurou há muitos anos sendo ,por isso, um projecto muito especial!

Espero que gostem deste avental, costurado por duas gerações, para cozinhar para toda a família.

 

JTFJ5840.jpg

HEQF6627.jpg

XJSF8629.jpg

LHSO0111.jpg

Avental Juju - D.I.Y

 

Materiais/Aviamentos:

 

 -Tecido para o avental (lona de algodão, chita, plastificado...)

- 1 Botão

-Materiais de costura básicos: tesoura, giz de alfaiate ou caneta hidrossolúvel, alfinetes, linhas, máquina de costura, ferro de engomar...

- Agulha dupla (opcional)

Molde Avental Juju.pdf

 

Notas: Para obterem o molde do avental, basta clicar na hiperligação e transferir o ficheiro para o vosso computador, depois é só imprimir. Quando imprimirem o molde tenham o cuidado de imprimir em tamanho real ou "actual size", para confirmar se a impressora está a imprimir correctamente devem ir às suas propriedades. Depois de impresso, devem unir as folhas do molde que compõem o corpo do avental. Para tal, basta juntar as folhas guiando-se pelas setas presentes no molde e colar com fita-cola. Quando as folhas tiverem todas unidas podem recortar o molde.

Aconselho a lerem com atenção todo o tutorial antes de começar a sua execução.

Os molde não contém valores de costura incluídos, sugiro 1,5 cm para as costuras e 2 cm para as bainhas (laterais e de baixo).

Para cortar a vista para a casa do botão, coloque o molde sobre uma folha de papel e transfira a zona da lateral da casa do botão. A lateral da vista deve medir 6 cm e deve ter de largo outros 6 cm, a altura será de 10,5 cm.

 

KFAD4455[1].jpg

URZH0108[1].jpg

 

Plano de corte:

 

Cortar com o tecido dobrado:

Corpo do Avental: Cortar 1 vez na dobra do tecido

Peitilho do Avental: Cortar 1 vez na dobra do tecido

Fita Cintura: Cortar 1 vez

Fita Alça: Cortar 1 vez

 

Cortar com o tecido singelo:

Bolso do Avental: Cortar 1 vez

Vista para a casa do botão Cortar 1 vez (seguir instruções nas notas)

Viés: Cortar 2 tiras de viés com 30 cm cada

 

Como fazer:

 

 
1- Imprima, transfira e corte os moldes:
 
Imprima e monte os moldes, unindo-os com fita cola pelas setas presentes nos mesmos. Transfira os moldes para o tecido e corte as peças de acordo com o plano de corte.
 
 
2- A vista para a casa do botão:
 
Comece por chulear ou por fazer as bainhas das laterais da vista para a casa do botão. Fixe ao avesso da lateral direita do avental com um alfinete ou alinhave. Esta vista servirá de reforço para a casa do botão.
 
 
3- Debruar com o viés as laterais superiores do avental:
 
Debrue as laterais superiores do avental com a fita de viés que cortou (se desejar pode utilizar uma de compra). Para tal, sobreponha a fita à lateral do avental, direito com direito, e cosa à medida do calcador. Tenha em conta que, na lateral direita do avental, deve também coser a vista para a casa do botão ao avental durante este processo. 
 
 

PQJL3210 (1).jpg

 

Apare o valor de costura, vire a fita de viés para o avesso do avental e dobre-a para dentro, vinque com o ferro. Realize uma costura de pesponte a alguns milímetros da beira. Se desejar, pode utilizar uma agulha dupla de modo a fazer um pesponte duplo, ou,realizar uma segunda costura de pesponte à medida do calcador tomando como guia a primeira.
Realize este procedimento para ambas as laterais.
 
 

JDKI2594 (1).jpg

WWGV9530.jpg

OLJN6051.jpg

FullSizeRender.jpg

  

4- As alças e a fita de cintura:
 
Una os dois rectângulos que cortou para as alças e cosa pelo avesso as laterais e uma das pontas. Abras as costuras com o ferro, corte o excesso de tecido com uma tesoura em zig-zag e volte para o direito. Para voltar para o direito, pode se fazer ajudar de uma caneta ou de uma agulha de tricot de forma a puxar o tecido pelo canal
Faça o mesmo com os rectângulos que cortou para a fita de cintura. Junte-os direito com direito, cosa as laterais e uma das pontas e volte para o direito. 
Passe as alças e a fita de cintura a ferro e reserve.
 
5- Fixar as alças ao topo do avental
 
Fixe as alças ao topo do avental, pelo avesso do mesmo, com alguns pontos de alinhavo próximo da beira do tecido.
 
 

QONF7941.jpg

GIJY3716.jpg

 

 
6- Coser o peitilho ao avental
 
Dobre as laterais do peitilho do avental, pelo valor de costura adicionado e vinque com o ferro. Sobreponha o peitilho ao topo do avental, unindo o direito do peitilho ao avesso do avental, fixe com alfinetes e costure o topo. Deve ter em conta que as alças do avental devem ficar voltadas para baixo, de modo a ficarem entre o corpo do avental e o peitilho.
 
 

HCPH8004 (1).jpg

HFRL5237.jpg

  

7- Pespontar o peitilho
 
Passe bem o topo do avental com o ferro e acabe de fixar o peitilho ao avental. Para tal, realize uma costura de pesponte sobre todo o contorno do peitilho. Se desejar pode utilizar uma agulha dupla ou realizar outra costura de pesponte paralela a esta à medida do calcador, de forma a obter um pesponte duplo. 
 
 

AZHF6134.jpg

 

8- Fixar a fita de cintura
 
Fixe a fita para a cintura à lateral esquerda do avental. Para tal, costure a fita ao direito do avental a dois centímetros da lateral. 
 
 

NUBA0535.jpg

 
 
9- As bainhas da lateral e do baixo
 
Para as bainhas laterais, faça uma dobra dupla de um centímetro, ou seja, faça uma dobra de um centímetro para o avesso do tecido e volte a dobra. Vinque a dobra que fez com o ferro e pesponte. Na lateral esquerda, deve dobrar ao mesmo tempo o a fita da cintura que coseu no passo anterior. 
 
 

BGWO1750.jpg

RDUG8165.jpg

IERG0439.jpg

 

Para realizar a bainha de baixo, realize uma dobra dupla de um centímetro, vinque com o ferro e pesponte.
 
 

WVFT6632.jpg

 

10- O bolso
 
Dobre os valores de costura das laterais e da parte de baixo do bolso, vinque com o ferro. Realize uma dobra dupla de um centímetro no topo do bolso, vinque com o ferro e pesponte à máquina.
 
 

YGMI5307.jpg

 

Fixe o bolso ao avental, guiando-se pelas marcações presentes no molde. Se desejar, pode realizar um pesponte duplo, para tal utilize uma agulha dupla ou pesponte duas linhas paralelas uma à outra à medida do calcador. 
 
 

FKQO5441.jpg

HKOU0929.jpg

NBKD2105.jpg

XIVS1152.jpg

 

 
11- Botão e casa
 
Realize uma casa para o botão, guiando-se pela marcação presente no molde. Cosa o botão na ponta da fita de cintura ou consoante a sua medida. 
 
 

PVBZ0022.jpg

 

Como de costume podem sempre seguir as nossas aventuras no instagram e no facebook. 

 

2 comentários

Comentar post